Linha 15-Prata atinge maior movimento diário de sua história

Ramal de monotrilho recebeu em média 132 mil usuários em dias úteis em março. Número de passageiros no mês, no entanto, ficou abaixo de outros períodos
Trem Innovia 300
Trem Innovia 300 (Jean Carlos)

Ainda distante das condições ideias, a Linha 15-Prata voltou a atingir um patamar inédito de demanda em março. Segundo dados do Metrô, o ramal de monotrilho teve uma média de usuários em dias úteis de 132 mil pessoas.

O número superou o mês de novembro de 2023, antigo recorde da linha, quando passaram por ela 130 mil usuários por dia.

O total de passageiros transportados no mês, no entanto, ficou abaixo de agosto do ano passado, quando a Linha 15 recebeu 3,26 milhões de pessoas – em março foram 3,17 milhões.

Trens necessários

O ramal ainda carece de aprimoramentos como a entrada em operação de um novo aparelho de mudança de via após Vila Prudente, que está pronto há muito tempo, mas não foi ativado pelo Metrô.

A frota é outro gargalo. Embora tenham sido recebidos 27 trens Innovia 300, dois deles estariam inutilizadas após um choque em 2019.

Média diária de usuários na Linha 15-Prata
Média diária de usuários na Linha 15-Prata

Dos 25 restantes, entende-se que alguns estejam fora de serviço em virtude de serviços de manutenção. A companhia pretende terceirizar os cuidados da frota, porém, a licitação tem sido postergada.

A expectativa é que os primeiros trens de uma segunda encomenda de 19 unidades que estão fabricadas na China possam chegar em breve e ajudar a reduzir o intervalo na linha.

Processo judicial do consórcio para não pagar multa

E há o eterno mistério do sistema de sinalização fornecido pela Bombardier e hoje nas mãos da Alstom, que passa por constantes revisões, além de problemas nas vias, responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste.

Em 2019, por exemplo, o Metrô abriu um processo administrativo em que cobra uma multa de R$ 2,17 milhões das empresas Coesa Álya referente à “problemas e falhas crônicas dos Finger Plates”.

Tratam-se das seções que unem as vigas-trilho e que têm apresentado um desgaste incomum, exigindo reparos.

Track-switch após Vila Prudente
Track-switch após Vila Prudente (iTechdrones)

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Embora aberto há mais de cinco anos, o processo está parado em razão de uma ação judicial movida pelas empresas contratadas, que não querem pagar o valor.

Enquanto essa situação não é resolvida, a Linha 15-Prata se expande e deverá ganhar mais três estações nos próximos anos. Faltarão ainda quatro paradas para o projeto ser concluído e chegar ao Hospital Cidade Tiradentes.

Até lá, haverá tempo para que o monotrilho da Zona Leste possa comprovar que tem capacidade para atender quase 500 mil pessoas por dia.

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8 comments
  1. Eu uso diariamente o Monotrilho, entendo que haja sim melhorias que precisam acontecer no ramal, porém vejo com tristeza os tantos problemas aprontados pela matéria, que acaba por invalidar toda a parte boa deste ramal, que segue se firmando como uma ótima solução para esta região da cidade. Tenho percebido algumas mudanças na operação, o intervalo esta bem pequeno e já faz algum tempo que os grandes problemas não acontecem, fora que atualmente existem varias projetos andando para melhorar o serviço.

    1. Só fico pensando como irá ficar a questão da superlotação das estações se realmente atingirmos ós 500 mil passageiros diários como previsto. Eu como usuário diário da linha vejo como a estação Vila Prudente fica lotada no pico da noite, a ponto de questionar se a estação teria sido subdimensionada. Quem sabe com a chegada da linha 15 até o Ipiranga desafogue o fluxo na Vila Prudente, porque se a demanda de passageiros chegar a 500 mil na configuração atual a situação seria insustentável.

  2. O problema se esbarra no déficit de mais composições, e que se encontram vários trens parados no pátio esperando por manutenção maior.

  3. O monotrilho está cada dia pior de usar. Muita gente e pouco vagão. E ao chegar na estação de metrô do Vila Prudente, muitas escadas rolantes estão eternamente quebradas. O horário das duas plataformas do metrô devem começar a rodar às 6h da manhã e não só 06:30h. Resumindo, está muito ruim.

  4. Isso mostra que este é um bom meio de transporte público só sendo superado pelo metrô. Deveriam mostrar como o monotrilho valorizou o entorno. Coisa que um corredor de ônibus não proporciona.

    1. Na verdade, o monotrilho da L15 tem hoje exatamente as mesmas qualidades e o mesmo desempenho das demais linhas metroviárias.

      A única diferença está na capacidade de transporte que é inferior pelo fato de os trens do monotrilho serem menores.
      A capacidade da L15 é de cerca de ⅔ de uma linha com bitola padrão/internacional (1,435 m), ou em torno de 62% de uma linha mais antiga com bitola larga (1,60 m).

  5. sem duvida o monotrilho foi uma solução que ajuda muito no dia a dia no quesito de mobilidade, espero que o quanto antes possam encontrar soluções para resolver os problemas da linha para que ela possa continuar crescendo de maneira sustentável em numero de km e passageiros. e estou bem espolgado com a ida para cidade tiradentes.

  6. Pelo que se fala por aí, principalmente com relação ao desempenho e à velocidade dos trens, o monotrilho da L15 tem operado melhor até do que a veterana L2–Verde.

    Porém, a L15 esbarra na sua própria limitação de transporte pelo fato de seus trens serem menores.
    A capacidade da L15 é de cerca de ⅔ de uma linha metroviária com bitola padrão/internacional (1,435 m), ou em torno de 62% de uma linha metroviária mais antiga com bitola larga (1,60 m).

    Dada a sua alta “pendularidade” e a quantidade atual de passageiros transportados, é pouquíssimo provável que a L15 chegue a transportar quase 500 mil passageiros/dia.
    E ainda bem! Pois ela nem conseguiria transportar tudo isso sem hiperlotar e se saturar completamente (por isso também a L16 deve chegar à C.T.).

    Não há nada, no momento, a ser comemorado na L15 em termos de aumento de demanda. Qualquer aumento agora, com a mesma quantidade de trens operando, significará, evidentemente, uma piora no conforto para os passageiros desta linha.

    Sendo assim, mantendo-se a L15 em um nível de demanda significativamente mais baixo do que o projetado (pelos modelos de simulação de demanda), os passageiros da L15 (e também da L2) agradecem!!

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