Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, a Linha 4-Amarela
completou quatro anos de operação comercia. Administrada pela
concessionária ViaQuatro, a linha é a primeira do
gênero em São Paulo a ser operada por uma empresa privada. Nesses
quatro anos, foram transportados 725 milhões de passageiros –
cerca de 700 mil usuários utilizam a linha diariamente.
A Linha 4 é considerada o ramal que deu um padrão de rede ao
sistema em São Paulo, ou seja, que integrou diversas linhas que
antes estavas desconectadas ou distantes das demais. O ramal também
tem como diferencial o uso do sistema de sinalização CBTC, que
permite uma frequência maior de trens além de operar composições
sem condutores – todo o trabalho é feito automaticamente e sob
supervisão do CCO, o centro de controle operacional localizado no
bairro de Vila Sônia.
Estações mais movimentadas
Apesar do grande volume de passageiros, a Linha Amarela possui
apenas sete estações em operação, a mais recente delas Fradique
Coutinho, inaugurada há quase um ano. Há outras quatro estações
previstas – Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi
e Vila Sônia -, mas que estão com as obras paralisadas no momento
desde que o governo do Estado rompeu o contrato com o consórcio que
as tocava, mas acumula imenso atraso –
uma nova licitação é esperada para as próximas
semanas.
A estação mais movimentada da linha é
a Paulista, que transportou até
hoje 164,7 milhões de usuários, a maior parte deles em conexão
com a Linha 2-Verde. A segunda colocada é a
Pinheiros, com 147,5 milhões, seguida da estação
da Luz, com 140,7 milhões.
Exploração de publicidade
A Linha 4-Amarela também se diferencia do Metrô na
exploração comercial das estações, seja com estabelecimentos ou
com mídia publicitária. Até mesmo o túnel da linha é um
local aproveitado nesse sentido. Desde setembro deste ano,
disponibilizou pela primeira vez na América Latina o sistema
de publicidade in tunnel, que transmite vídeos por meio de painéis
de LED.
Contrato de 30 anos
A PPP que deu origem ao projeto tem previsão de 30 anos em que
a ViaQuatro poderá explocar a linha até o final da concessão. A
empresa é formada pela CCR, Montgomery Participações, Mitsui, RATP
e Benito Roggio, essas duas últimas como operadores e assessoras
técnicas.
Até o momento, a linha possui 8,9 km de extensão, que deverá
passar para 12,8 km quando as quatro estações restantes forem
concluídas. Há ainda um estudo do governo para levar a Linha 4 até
Taboão, mas sem previsão de execução.
A experiência com a ViaQuatro motivou o governo do Estado a
ampliar as concessões e PPPs. A
Linha 6-Laranja e a Linha 18-Bronze
foram as primeiras por meio de PPPs integrais, em que os vencedores
arcam também com a construção, além da operação. Já as concessões
devem começar a ser aplicadas na Linha 5-Lilás e nos monotrilhos da
Linha 15 e 17. O objetivo, a princípio, é reduzir os custos e
acelerar algumas obras já que a iniciativa privada tem mais
agilidade para contratar e focar em redução de custos. Mesmo assim,
há muita gente contra essa estratégia, considerando que as empresas
não possuem o mesmo padrão de qualidade do Metrô e questionando o
fato de linhas prontas serem repassadas para empresas justamente
quando poderão gerar receita.
Veja os números da ViaQuatro
725 milhões
Foi o total de passageiros transportados no período de
operação comercial, o equivalente a 3,5 vezes a população do Brasil
ou metade da população da China.
872 mil
Foi o número de viagens feitas durante os quatro anos de
operação comercial, o que representa 99,5% das viagens programadas
no período.
8,5 milhões
Foi a distância em quilômetros percorrida pelos trens da
ViaQuatro desde outubro de 2001.
136,8 milhões
Foi o número de vezes que as portas dos trens e das
plataformas da Linha 4-Amarela foram acionadas com aberturas e
fechamentos.
164,7 milhões
Foi o número de passageiros que passou pela Estação Paulista
desde outubro de 2011.
147,5 milhões
Foi o número de passageiros que passou pela Estação Pinheiros
desde outubro de 2011.
140,7 milhões
Foi o número de passageiros que passou pela Estação Luz desde
outubro de 2011
Boa notícia! Claramente a Linha Amarela é a melhor hoje em dia em termos de serviço!