1.000 km de trilhos e meio trilhão de reais de investimento: descubra o programa SP nos Trilhos

Governador Tarcísio de Freitas apresentou ousado plano de recuperação e expansão da rede sobre trilhos na região metropolitana e no estado de São Paulo. Projetos de curto, médio e longo prazo tem horizonte para serem totalmente concluídos em meados de 2040
Assinatura do contrato do TIC Eixo Norte
Assinatura do contrato do TIC Eixo Norte (GESP)

O governo do estado apresentou nesta quarta-feira, 29, o programa SP nos Trilhos. A proposta tem como principal foco a ampliação da malha metroferroviária com extensão de mais de 1.000 quilômetros.

Segundo a gestão Tarcísio de Freitas, são mais de 40 propostas de sistemas sobre trilhos em avaliação que podem chegar a R$ 500 bilhões em investimentos no setor metroferroviário. Os projetos contemplam a malha metropolitana, malha local de VLT e malha regional.

Malha metropolitana

A rede de transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo é considerada a mais dinâmica do país, não só pela quantidade de linhas, mas também pelo transporte de milhões de passageiros por dia.

Os projetos em ênfase são as concessões das linhas da CPTM e do Metrô com a promoção de investimentos em reestruturação e expansão. A estratégia adotada deverá ser diferente para cada empresa.

Nas linhas da CPTM é previsto que a concessão das linhas 11, 12 e 13 tenham maior ênfase na operação. Será efetuada a expansão da Linha 11-Coral até César de Sousa e da Linha 13-Jade para Bonsucesso e Tiquatira.

A Linha 10-Turquesa fará parte de um projeto de investimento cruzado, onde a empresa deverá operar o ramal e construir a nova Linha 14-Ônix ligando Guarulhos ao ABC passando pela zona leste de São Paulo.

CPTM após a concessão da Linha 7 (Jean Carlos)
Linhas da CPTM que serão concedidas (Jean Carlos)

A malha de metrô deverá ser completamente concedida. A proposta é repassar as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha com as novas linhas 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa de forma que o ente privado opere uma linha e construa uma nova.

As linhas já privatizadas deverão ter aumento nos investimentos. A Linha 4-Amarela deverá ser estendida até Taboão da Serra enquanto a Linha 5-Lilás chegará até Jardim Ângela. A Linha 6-Laranja poderá ganhar estações até Mooca e uma extensão até Velha Campinas.

A Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos poderá ganhar um ramal para a região central da cidade chegando até a estação Água Branca. O governo estuda também projetos para a extensão dos monotrilhos da Linha 15-Prata para Hospital Cidade Tiradentes e 17-Ouro em suas duas fases complementares.

Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Malha de VLT local

O governo do estado pretende retomar modos de transporte sobre trilhos em outras cidades do estado como Campinas e Sorocaba. O objetivo é potencializar a mobilidade nas regiões que deverão receber Trens Intercidades.

A malha de VLT projetada para Campinas contempla duas linhas. A primeira deverá ter articulação direta com o Aeroporto de Viracopos, enquanto a segunda deverá ligar as cidades de Hortolândia e Sumaré. O projeto tem 44 quilômetros e investimento previsto de R$ 4,5 bilhões.

VLT à hidrogênio da Hyundai Rotem
VLT à hidrogênio da Hyundai Rotem

Sorocaba deverá aproveitar a via férrea existente e que está desativada para criar uma linha de VLT  até a cidade de Iperó. Com extensão de 25 quilômetros, o projeto será integrado ao TIC Eixo Oeste. O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões.

O governo ainda cita a ampliação em curso no VLT da Baixada Santista em sua fase 2 (centro de Santos) e 3 (Samaritá) com investimento de R$ 1 bilhão.

O VLT da Baixada Santista, uma das atribuições da EMTU: ao propor extinção da empresa, Doria troca seis por meia dúzia (GESP)

Malha regional intercidades

A malha de trens regionais tem sido um dos principais focos da atual gestão. A assinatura do contrato para o Eixo Norte representa o pontapé inicial para a retomada de serviços extintos na década de 90.

Os três principais eixos estão previstos e em estudo, sendo eles o Eixo Oeste (Sorocaba), Eixo Sul (Santos) e Eixo Leste (São José dos Campos). Os investimentos deverão ser de R$ 8,5 bilhões para Sorocaba, R$ 10 bilhões para São José dos Campos e R$ 15 bilhões para Santos.

Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

A segunda fase de Trens Intercidades está em fase de estudos e prevê ligações perimetrais, além de extensões das linhas existentes. A ligação Sorocaba-Campinas deverá ser a primeira que não deverá passar pela região metropolitana de São Paulo.

A partir da ligação Sorocaba-Campinas deverá ser implantada a rota Campinas-Ribeirão Preto que seguirá pelo eixo da Estrada de Ferro Mogiana.

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A extensão do TIC São Paulo-Campinas deverá contemplar a chegada dos trens até a cidade de Araraquara, no centro do estado, e utilizará o eixo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

A extensão do TIC São José dos Campos contemplará o atendimento até a cidade de Taubaté, que poderá utilizar o eixo da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Valor do serviço expresso para Campinas deverá ser menor que o teto (Jean Carlos)
Linhas serão extendidas para além de Campinas (Jean Carlos)

Resumo

Em síntese, os projetos apresentados no programa São Paulo nos Trilhos são:

  • Concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
  • Concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Onix
  • Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa
  • Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste
  • Concessão das linhas 3-Vermelha e 16-Violeta
  • Extensão da Linha 4-Amarela para Taboão da Serra
  • Extensão da Linha 5-Lilás para Jardim Ângela
  • Extensão da Linha 6-Laranja para Mooca e Velha Campinas
  • Extensão da Linha 9-Esmeralda para Água Branca
  • Extensão da Linha 15-Prata de monotrilho
  • Extensão da Linha 17-Ouro do monotrilho
  • Construção do VLT de Campinas (duas linhas)
  • Construção do VLT de Sorocaba (uma linha)
  • Extensão do VLT de Santos (tramo 2 e 3)
  • Construção do TIC Campinas (Em curso)
  • Construção do TIC Santos
  • Construção do TIC Sorocaba
  • Construção do TIC São José dos Campos
  • Construção do TIC Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto
  • Construção do TIC Campinas-Araraquara
  • Construção do TIC São José dos Campos-Taubaté

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Apenas nesta listagem foram computados 21 projetos de novas ligações ferroviárias, cerca de metade dos projetos que o programa São Paulo no Trilhos abarca. Os demais projetos possivelmente estão em processo de avaliação.

Cabe citar que tal quantidade de projetos terá prazos variados para serem efetivamente cumpridos. Enquanto alguns podem sair ao longo dos próximos anos, outros devem começar a operar em um cenário distante, de até 20 anos.

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20 comments
  1. É um programa de projetos de estudos de projetos de linhas metro-ferroviárias. Um aglutinador de promessas em ano eleitoral.

    1. Esse ano as eleições são para prefeitos, são os candidatos para prefeitos que deviam estar prometendo isso para o que você diz ser verdade, isso seria promessas para o Tarcísio se ele prometesse isso em 2022 ou em 2026.

      1. Antigamente sim.
        Mas agora as eleições municipais são usadas para se “fabricar” nomes e sucessores pra daqui a dois anos, bem como para evidenciar nomes e “feitos” de apoiadores estaduais e federais que buscam turbinar os seus candidatos municipais (muitos dos quais, se eleitos, renunciarao daqui a dois anos pra se elegerem em cargos estaduais e federais).
        E São Paulo virou um exemplo abominável disso: prefeitos que renunciam no meio do mandato pra se elegerem governadores, deixando no cargo apadrinhados desconhecidos para que estes projetem os seus próprios nomes a nível nacional; e vereadores eleitos que, no meio do mandato, já tentam se eleger deputados estaduais ou federais.
        O resultado disso é uma cidade rica, porém abandonada e se deteriorando. Repleta de obrinhas-fake (buracos cavados no asfalto, com tapumes em volta), muita tinta branca (em guias, guard-rails e postes), e muita (muita mesmo) publicidade cenográfica, ilusória e até mentirosa.
        Um infame trampolim político-partidário, que engessa e condena a cidade enquanto só ilude e prejudica a população.

  2. Projetos é bem mais fácil contratar. A população é levada a achar que tudo isso acontecerá, só que não. Vamos aos fatos. O que realmente ele irá entregar para a população de São Paulo nos 4 anos de sua gestão? Só projetos que custam caros ou, algo de concreto. Obras pelo menos iniciadas, tiradas do papel na sua gestão. O metrô extensão linha 2 e o metrô linha 6, já estavam bem adiantados.Assim como a linha 17, 15 e o Rodoanel Norte. Projetos para 2040 no Brasil, é piada sem nenhuma graça. Mas quem acredita em Terra Plana, acredita em gastos de 500 bilhões só em transporte, fora o resto que ainda virá, como a sede do governo no Centro que também será um lindo projeto para outra gestão se virar para explicar. No caso de Tarcísio, dirá que foi o idealizador de tudo sem ter feito nada.

    1. Na opinião do Vlamir, projetos só podem ser propostos, se resultados concretos forem apresentados dentro dos quatro anos de uma gestão. É exatamente esse tipo de pensamento que faz o Brasil estar tão atrasado na questão metroferroviaria. Essa idéia inclusive corrobora com a opinião de muitos políticos, que preferem projetos de curtissimo prazo, pois querem aparecer na foto na inauguração, ou não querem ver seu sucessor inaugurar algo que ele iniciou. O mesmo padrão se observa ao criticar o fato de que o Tarcisio possa inaugurar uma obra em andamento, no caso das linhas em construção. Imagina se os governos anteriores resolvessem privar a população dessas obras, apenas por estratégia política.

    2. De vez ver isso como um projeto político onde o Tarcísio não vai ganhar nada, veja isso como um projeto do governo do estado de São Paulo que visa atingir isso em 2040, sendo que todas as linhas que estão saindo agora são frutos de projetos de 10-20 anos atrás quando pessoas igual a você falava que não ia dar em nada, devemos torce que os próximos governantes após o Tarcísio continue esses projetos e melhorem eles para não termos os mesmos problemas que tivemos com a ViaMobilidade e TIC Campinas.

      1. Como continuar projetos sem viabilidade?

        Tarcísio é o rei do “powerpoint”, apresentou projetos velhos e propostas eleitoreiras visando manter os votos no interior. Guarde esse número: menos de 10% disso sairá do papel e só o que já era prometido por outras gestões há mais de 15 ou 20 anos ou mais.

  3. Prezado Jean Carlos, para chegar em Campinas, especificamente, o TIC levará 8 anos? À propósito, o que o site acha da viabilidade de implantação de um sistema metroviário para Campinas? Vou além, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Importante lembrar que são cidades ricas, de alto poder aquisitivo (para a realidade brasileira),com setores econômicos pujantes, com áreas de alta densidade populacional, contam com áreas equivalentes a regiões metropolitanas e são de médio e/ou grande porte, o que certamente atrairiam o interesse de parceiros privados, e que provavelmente diminuiria e muito (ou excluiria?) a necessidade do aporte estatal. Qual o opinião deste site?

  4. Sim, sim, sim….E tudo naquela parceria carnal com a generosa, altruísta e desbravadora iniciativa privada – que tudo construirá eficientemente e em tempo ecorde, e depois tudo operará eficientemente e lucrativamente, para a alegria de toda a nação.
    E pra marcar essa gestão histórica e pioneira, que reinventou a roda pra toda a humanidade, uma nova “Brasília” será erguida no Centro de São Paulo – demolindo quarteirões e despejando centenas de moradores e dezenas de comércios estabelecidos – o “único jeito que existe” pra devolver a sede do governo ao Centro da cidade. Ah sim, a iniciativa privada é que vai fazer, “sem gastar um tostão do dinheiro público”.

  5. Governador fanfarrão!
    Só na cabeça dele é necessário entregar as linhas metro-ferroviárias, e que passaram por anos de investimentos públicos até chegarem ao ótimo nível de hoje, para que sejam construídas novas linhas.
    A linha 6 é um exemplo, a iniciativa privada vai construir (com uma bela ajudinha do estado, que não pode faltar), operar e faturar nem e sem receber de presente nenhuma outra linha já existente.
    Sobre o projeto em si, é muito marketing, muita propaganda, que na prática tem o intuito de entregar o patrimônio público do estado para empresários que vão sempre pedir compensações financeiras por “perda de arrecadação” ou qualquer desculpinha para receber ajuda do estado.
    E o estado, muito generoso com empresários, ajuda, mesmo pregando estão minino.

  6. O projeto do TIC regional entre São José dos Campos e Taubaté nem nasceu ainda e já está todo errado.

    O deslocamento entre Jacareí e São José dos Campos é o maior deslocamento intermunicipal entre cidades vizinhas em todo o interior paulista. Só citar, por exemplo, que a Linha 5114 (Jacareí/SJC – Via Dutra), é a linha intermunicipal da EMTU com o maior volume de passageiros em todo o interior paulista. Foram 2.681 milhões de passageiros em 2022. Se somar com as outras duas linhas da EMTU entre Jacareí e São José dos Campos (5116 e 5118), são quase 4 milhões de passageiros por ano. E não se tem nenhuma alternativa de transporte coletivo entre as duas cidades que não seja as rotas defasadas e saturadas da EMTU? Nem mesmo um BRT, cujo projeto está pronto e engavetado desde 2016, o governo estadual implanta.

    Já não bastasse a ARTESP isolar Jacareí do restante do Vale do Paraíba, ao não criar linhas partindo de Jacareí para Caraguatatuba, Caçapava/Taubate e Aparecida, apesar de existir demanda, só para não gerar atrito entre a Passaro Marron e a Viação Jacareí. Não bastasse a EMTU não fazer uma nova licitação no transporte intermunicipal do Vale do Paraíba, que já está vencida há mais de 1 década. Não bastasse o Tarcísio ter cometido o erro grosseiro de ter deixado Jacareí sem pistas marginais na Concessão da Dutra, mesmo com o trânsito pesado que existe entre Jacareí e São José dos Campos e a péssima localização do pedágio, que bloqueia uma das saídas da cidade e trava o trânsito no eixo central da cidade, ainda vão deixar Jacareí de fora do TIC Leste (apesar da demanda que existe entre Jacareí para São Paulo e Guarulhos) e até mesmo do VLT regional?

    Alguém apresenta Jacareí para o Tarcísio? Pior de tudo é que o vice, Felício, era prefeito de São José dos Campos. Como que ele ignora todo o deslocamento entre Jacareí e São José?

  7. toda esta expansão metroferroviária vai estar pronta, quando o Palmeiras for campeão mundial kkkk

  8. O governador Tarcísio-171 foi num evento “caça aos votos” já que nunca participou junto com Ricardo Nunes hoje 30/5/24 na “Marcha para Jesus” e confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”, assim como a concessão das linhas 11, 12 e 13. Segundo suas palavras, será uma “revocação”!?
    Com as inumeráveis postergações das obras físicas os gestores veem colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano diretor”, a última é a mudança da sede do Palácio dos Bandeirantes para o dos Campos Elísios na região da cracolandia, que segundo ele é para facilitar e economizar nos deslocamentos divulgando e iniciando e interrompendo a execução de novas linhas Metrô em detrimento da CPTM de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público com concessões afoitas e projetos mal planejados, priorizando TIC em detrimento dos Trens Metropolitanos tais explanações podem ser comprovadas em diversas atitudes descabidas.

    “É tão fácil um homem enganar-se a si próprio mesmo sem perceber, como é difícil enganar os outros sem que eles o percebam” La Rochefoucauld

  9. vamos lembrar que Tarcísio enquanto diretor do DNIT fez a maravilha de duplicar só 10 metros de rodovias.

    foi o ministro e tudo q fez foi conceder e renovar concessões, exigindo o mínimo. a renovação da mrs por exemplo tirou do projeto o ferro anel, o mesmo q ele e dória tinham firmado acordo em 2019 para fazer.

    então não esperem que esses montes de projetos virem realidade. em ano de eleição, para atrair e agradar prefeitos de sua base eleitoral, promete tudo.

    1. Tarcísio na Concessão da Dutra negou a implantação de pistas marginais no trecho de Jacareí, ignorando todo o deslocamento existente entre Jacareí e São José dos Campos (um dos três maiores deslocamentos entre cidades vizinhas em toda a Dutra) e ignorou todos os problemas de trânsito internos em Jacareí causados pela péssima localização do pedágio no Km165, que bloqueia uma das saídas da cidade na direção de São José dos Campos. Ele ignorou até mesmo os relatórios apresentados pela CCR nos Estudos do Edital, que alertavam para a inutilidade de se ampliar as pistas expressas no chamado Retão de Jacareí, em detrimento de se implantar pistas marginais, para segregar o trânsito local do trânsito expresso e pela descontinuidade da marginal em um dos trechos mais críticos de toda a rodovia.

      Quem transita regularmente pela Dutra sabe que o trecho entre os km162 (pra quem é de São Paulo ou do Rio), vai conhecer ali como acesso da Heineken – Avenida Castelo Branco) e km158 (saída da Avenida Getúlio Vargas, saída principal de Jacareí, no limite com São José dos Campos) é um dos trechos de trânsito mais pesado em toda a Dutra e os congestionamentos são recorrentes. Somente a existência do CD do Atacadão (maior do grupo no Brasil) no km161, por si só, já justifica a implantação de pistas marginais nesse trecho.

      E o Tarcísio conhecesse o mínimo de São Paulo, não teria cometido um erro tão grosseiro.

  10. Podiam retomar a Linha 18 – Bronze ao invés daquele BRT que já nasce obsoleto e pouco funcional.

  11. E até 2040 nada de metrô na periferia da Zona Sul (Mboi Mirim, Guarapiranga,Estrada de Itapecerica (após Capão Redondo), Itapecerica da Serra, etc…
    Faz o T de Trouxa.

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