A queda brutal na demanda de passageiros nos trens da CPTM, causada pela quarentena do coronavírus (Covid-19), motivou a companhia a suspender os serviços expressos oferecidos nas linhas 10-Turquesa e 13-Jade. A informação foi confirmada ao site Diário do Transporte nesta terça-feira (24).
De acordo com a CPTM, os serviços Connect e Expresso Aeroporto deixarão de operar até o final de abril enquanto o Expresso Linha 10 e suas variações (Linha 10+ e Educação Linha 10) estão suspensos sem perspectiva de retorno por enquanto.
O serviço expresso na Linha 10-Turquesa foi introduzido há alguns anos aproveitando uma via desocupada entre Santo André e a estação Tamanduateí. A ideia inicial era realizar viagens sentido centro pela manhã e sentido ABC à tarde, complementando os trens paradores, mas a gestão Doria decidiu expandir o funcionamento nos dois sentidos, para o período noturno e também até a estação Luz aos sábados. Apesar da suspensão, o impacto deve ser pequeno já que hoje os trens das séries 7000 e 7500 conseguem realizar a viagem em menos tempo que os velhos trens espanhois.
No caso da Linha 13-Jade, a descontinuidade do serviço Connect deve complicar a vida do passageiro. O ramal, que liga as proximidades do Aeroporto de Guarulhos à estação Engenheiro Goulart, tem intervalos altos de no mínimo 20 minutos e que exigem algumas baldeações até que o usuário chegue à região central de São Paulo. Com o Connect, as composições seguiam até Brás, onde há inúmeras possibilidades de trajeto.
Já o Expresso Aeroporto, que parte da estação da Luz e segue direto até a estação Aeroporto Guarulhos, diante da baixíssima demanda de passageiros e poucos horários de partida, afetará pouca gente na prática. A justificativa da CPTM é a de “preservar a saúde e vida dos cidadãos”. Desde esta semana, tanto o Metrô quanto a CPTM estão autorizadas por lei a reduzir a oferta em até 35% diante da falta de funcionários e redução no número de passageiros que já beira os 70%.