Uma das grandes mazelas herdadas pela CPTM dos tempos da CBTU são os trechos de vias com restrições de velocidade. Por conta da malha centenária e que não foi projetada para o transporte de passageiros de grande demanda, além de problemas de conservação, quase todos os ramais da companhia não conseguem operar em velocidade normal em alguns trechos. Chama a atenção, no entanto, o fato de que alguns desses problemas persistirem por anos a fio sem que a CPTM os resolva.
No último domingo, no entanto, a companhia de trens metropolitanos conseguiu resolver um gargalo que estava perto de completar 20 anos. Um trecho de via entre Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, da Linha 7-Rubi, foi refeito pela equipe da própria CPTM em 20 dias de trabalho, eliminando uma restrição de velocidade que impedia que os trens pudessem circular a 70 km/h. A melhoria, segundo a empresa, permitiu que o tempo de viagem fosse reduzido em dois minutos.
Não se sabe a razão desse problema ter passado anos até ser resolvido, mas a baixa demanda da extensão da Linha 7 pode explicar o aparente desinteresse de gestões anteriores em corrigi-lo. Vale ainda ressaltar que a solução adotada, que dispensou a contratação de uma empresa privada, simplificou e barateou a solução. Espera-se que esse exemplo seja estendido a outros trechos críticos da rede mesmo que isso cause alguma inconsistência no serviço por algumas semanas.
Modernização
A modernização da Linha 7-Rubi tem se intensificado nos últimos anos graças à substituição dos velhos trens pela Série 9500, fabricada pela Rotem, obras em alimentação de energia e a reconstrução da estação Francisco Morato, que está na reta final. É um cenário bastante diferente de uma década atrás, por exemplo, quando o ramal era considerado o mais precário da CPTM.
Além de receber investimentos, a Linha 7 também fará parte da concessão do Trem Intercidades à iniciativa privada. O projeto deve ser licitado no primeiro semestre de 2021 caso não surjam novos imprevistos. No pacote, a futura concessionária ficará encarregada de implantar dois serviços regionais, um expresso entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí, e um parador, o Trem Intermetropolitano, com nove estações entre Francisco Morato e Campinas.
Nesse cenário, a Linha 7 -Rubi ficará restrita ao trecho Brás-Francisco Morato e deve ter seu intervalo e tempo de viagem reduzido já que a concessão prevê intervenções em pontos críticos do atual traçado.
Finalmente. Esse trecho era sofrido.
Pena que, com o intercidades, a extensão continuará.
Parabéns a atual diretoria
Profissionais com grande experiência metrô ferroviária fazem a diferença
A CPTM tem feito um bom trabalho nessas quase três décadas. É lógico que há muito pra melhorar, mas quem andou de CBTU, ou quem anda de SuperVia, sabe como funciona.
Não fizeram mais que obrigação. Pagamos passagens e impostos abusivos para isto.