Nesta sexta-feira, 3, o secretário dos Transportes Metropolitanos publicou novas fotos do avanço das obras da estação Morumbi da Linha 17-Ouro em seu perfil no Instagram e aproveitou para cobrar a Justiça a respeito de processos que estão aguardando julgamento como o das obras civis das demais estações do ramal de monotrilho. Alexandre Baldy só deixou de comentar que a estação Morumbi deveria ter sido concluída no dia 1º de julho, como aliás constava da página da construtora Camargo Correa, responsável pela obra, quando esse artigo foi redigido.
A realidade é que nesta semana o Metrô assinou um novo aditivo com a empresa postergando o prazo de entrega em 104 dias. Agora, a construtora tem até o dia 14 de outubro para concluir os trabalhos. Originalmente, o contrato previa a entrega no por volta de julho de 2019, mas também não foi cumprido.
O atraso, embora pequeno se comparado ao de outras obras, evidencia uma incômoda falta de transparência do governo quando se trata de dar notícias negativas. Teria sido oportuno se Baldy tivesse aproveitado o post na rede social para informar à sociedade que a obra atrasou quatro meses. Embora sua conclusão, como afirmamos aqui, não se refletir na solução dos inúmeros problemas da Linha 17, é de bom tom que as empresas contratadas cumpram as metas estabelecidas.
Houve inclusive alguns motivos justificados para isso como a pandemia do coronavírus que chegou a paralisar as obras da estação, conforme informado pelo presidente do Metrô também nas redes sociais. Ou seja, não custa ser transparente de fato, mesmo nos infortúnios.
Escadas rolantes
Nos próximos meses, a Camargo Correa terá a missão de concluir o acabamento da nova estação. As images desta semana mostram algumas áreas com pisos aplicados, cobertura das plataformas concluídas e parte do revestimento da estrutura de ligação com a estação da Linha 9-Esmeralda instalado. As escadas rolantes também foram entregues e devem ser montadas nas próximas semanas.
Mas há ainda bastante trabalho sobretudo no acesso, passarelas e mezanino de ligação, que ainda não receberam vidros e outros detalhes. Nada que impeça que obra seja de fato resolvida até outrubro.
As obras da estação foram iniciadas em dezembro de 2017 a um custo na época de R$ 114 milhões. O prazo de entrega dos serviços era de 18 meses a partir da emissão da ordem de serviço, o que corresponderia a julho de 2019, ou seja, um ano atrás. Se cumprir o novo prazo, a Camargo Correa terá levado quase três anos para conclui-la, comprovando que contratos públicos no Brasil são feitos para não serem seguidos à risca.
Ta, mas existe a real necessidade de terminar a estação por completo 2 anos antes da linha ser inaugurada? Digo, que é que vai fazer manutenção nos sistemas eletrônicos instalados ou mesmo cuidar da conservação do ambiente?
Creio que a cobrança desta estação seja pelo fato de ser uma Estação integradora do Metrô com a CPTM da Linha 17-Ouro Morumbi conforme demonstrado na foto, que deveria ser priorizada sua entrega, pois já poderia ser utilizada nesta linha não necessitando aguardar o início das operações da Linha 17-Ouro.
Da mesma forma deveria acontecer com as futuras unificações da grande Estação integradora Metrô CPTM da Linha 6-Laranja na Água Branca que teria utilização imediata por parte da CPTM pois também tem prazo de conclusão incerto a qual deveria ser priorizada e antecipada sua construção, o mesmo ocorrendo com a unificação das estações da Lapa.
Não necessitando aguardar a Linha 17? Como, se é uma única estação?
Ideal seria que a construtora entregasse esta estaçao somente no ano que vem 2021 , de modo que nao fique abandonada por tanto tempo esperando a conclusao das outras estaçoes e do fornecimento de trens que so de acontecer daqui a 2 anos ?? Enquanto a construtora esta com obras, ha segurança e manutençao do canteiro de obras!!
Prezados Matheus, Marcus e Edmundo.
Esta estação não é exclusiva para a linha 17-Ouro, e sim uma estação do tipo INTEGRADORA assim como são Tamanduateí, Tatuapé, Itaquera… pois servirá para estações de linhas já operantes da Linha 9-Esmeralda da CPTM e da EMTU, desta forma entendo ser correta que este tipo de estação sejam antecipadas seja entregue no prazo contratado.
Agora melhorou.
Prezado Leoni, muito obrigado por esclarecer de novo que eh uma estaçao integradora ! eu ja havia entendido isto no seu post anterior, porem duvido que o METRO ou CPTM tenham interesse em ativar esta estaçao dado as condiçoes da crise de pandemia que vivemos hoje resultando em receitas menores, maior numero de funcionarios afastados por doenças e tambem por decisoes judiciais ?? meu medo eh que a estaçao fique abandonada ate que as demais estejam prontas e os trens cheguem para operaçao normal ??