Dois novos vídeos com imagens aéreas publicados recentemente no Youtube mostram através de filmagem de um drone o andamento das obras de duas novas estações da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e que estão em construção no extremo sul da capital paulista: Mendes-Vila Natal e Varginha. Ambas as estações, quando prontas, irão adicionar 4,5 km de extensão ao ramal e deverão atender mais 110 mil passageiros por dia.
Mendes-Vila Natal tem previsão de ser entregue em 2021. Será a próxima parada depois de Grajaú, hoje a última estação de uma das pontas do ramal. No vídeo, é possivel notar que a a estrutura civil da estação está praticamente pronta. O trecho férreo entre Grajaú e Vila Mendes-Natal também já mostra evolução com trilhos e postes instalados, mas o viaduto após a plataforma no sentido de Varginha ainda está apenas no início dos trabalhos.
Diferentemente da estação Mendes-Vila Natal, as obras da estação Varginha ainda estão em fase inicial, mesmo depois de muitos eventos marcando início de obras durante os últimos anos realizado pelo governo estadual. No último dia 16 postamos uma reportagem mostrando que finalmente o andamento das obras ganhava um ritmo mais adequado (veja aqui). Agora, o novo vídeo com imagens aéreas confirma que finalmente o canteiro está movimentado, porém, com muito a fazer ainda.
Como estação terminal do ramal, Varginha também contará com um terminal de ônibus. A previsão de entrega atualmente é 2022, mas em vídeoconferência no início do mês, o secretário executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou que isso pode ocorrer antes do esperado, talvez no final do ano que vem.
A Linha 9 ainda conta com uma terceira estação em construção, João Dias. A obra desta parada está sendo tocada pela iniciativa privada e estará localizada entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. A estação deve ser entregue em 2022.
Como o governo do estado de Sao Paulo nao encomendou novos trens para a linha 9, que ja enfrenta um tremendo caos no horario de pico, quando inauguradas as 3 novas estaçoes em 2021, esta linha 9 vai virar um desastre e, possivelmente, a pior linha da CPTM em comforto e satisfaçao do usuario ! esta linha 9 precisa hoje de novos trens e esta necessidade so vai aumentar em 2021 e 2022 com o fim da pandemia e 3 novas estaçoes com milhares de passageiros a mais nos horarios de pico !
A concessionária vencedora não é quem vai fazer isso?
Marcus, entao parece que passaram a bola para a concessionaria vencedora do certame da Linha 9, mas ninguem sabe dizer quando lança o edital e muito menos quando vao assinar contrato para a concessao da linha 9 ! depois disto a concessionaria vencedora precisa assinar contrato com uma fornecedora de trens e dai tem pelo menos uns 24 meses para começar a entregar os trens novos. Somando isto tudo estamos falando em trens novos talvez para 2025 ?? e como fica o povo da linha 9 nos proximos 5 anos ?? que nem sardinha em lata ???
Aí, só Deus sabe.