Dois vídeos postados nesta semana no canal iTechdrones no Youtube flagraram os primeiros movimentos de duas importantes obras na Linha 9-Esmeralda da CPTM: a ampliação do acesso da estação Santo Amaro para a homônima da Linha 5-Lilás, do Metrô, e a construção da futura estação João Dias.
Os vídeos foram feitos pelo mesmo canal que revelou detalhes recentes das obras da estação Vila Mendes-Natal e Varginha, ambas do mesmo ramal (veja aqui). Há ainda uma quinta obra em andamento na linha 9, mesmo que indiretamente, que é a construção da estação Morumbi, da Linha 17-Ouro, do Metrô, que fará conexão com a linha da CPTM.
Na semana passada, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás, do Metrô, e também incumbida da construção do novo acesso que ligará a estação Santo Amaro de seu ramal ao da linha 9, publicou em seu perfil nas redes sociais fotos do início das fundações para a nova passarela (relembre aqui). O vídeo a seguir mostra uma visão do alto de como estão o andamento das obras, inclusive revelando estruturas metálicas que darão sustentação à estrutura.
Atualmente a previsão é que a obra seja concluída em 2022. Novas escadas rolantes e elevadores serão instalados. Com a ampliação, o fluxo de passageiros em cada sentido poderá ser separado, evitando o atual gargalo existente.
Estação construída pela iniciativa privada
Também prevista para ser entregue em 2022, a estação João Dias também é uma obra de responsabilidade da iniciativa privada, nesse caso a empresa Brookfield. Elá está localizada entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, que estão separadas por quase 3 km atualmente.
Apesar de levar o nome de João Dias por referência a avenida e a ponte com mesmo nome, ela estará situada a aproximadamente 500 metros do eixo viário. Atualmente os trabalhos se concentram na fundação da estação no terreno que fica dentro do condomínio comercial Sigma Towers e no início da construção das plataformas na via. Em julho, já foi realizado o desvio para que os trens possam passar pela localidade e a obra possa seguir.
Possivelmente, ambas as obras, quando concluídas, deverão ser recebidas pela futura concessionária que assumirá a operação da Linha 9-Esmerald e Linha 8-Diamante. O edital deve ser lançado pelo governo até o final do ano.