Uma das mais movimentadas estações da Linha 9-Esmeralda, Vila Olímpia pode se transformar na primeira estação sustentável da CPTM. É o que pretende uma empresa privada (ainda não revelada), que apresentou uma manifestação de interesse no dia 12 de novembro, oferecendo a reforma e manutenção da parada por cinco anos, sem custos para a companhia.
Como é praxe nesses casos, a CPTM precisou lançar um chamamento público para que outras possíveis interessadas façam propostas semelhantes. Segundo o edital, a empresas que quiserem participar terão até a próxima segunda-feira, 30 de novembro, para apresentar suas ofertas.
Entre os trabalhos que serão realizados para adaptar a estação estão a instalação de jardins verticais, com sistema de reuso de água para mantê-los, utilização de energia solar, substituição do mobiliário por itens com materiais sustentáveis e disponibilização de equipamentos para recarga de celular. Além disso, a empresa que assumir a manutenção da parada irá instalar um novo acesso para bicicletas e melhorias no bicicletário, que incluem carregadores para modelos elétricos.
Ao final do contrato, essas melhorias deverão ser doadas à CPTM. Não está claro como a empresa selecionada usufruirá da execução dessas melhorias, mas tudo leva a crer que ela contará com algum tipo de divulgação a respeito dessa “adoção” da estação.
Requalificação da Marginal Pinheiros
Embora não esteja aparentemente conectada às iniciativas do governo do estado, a transformação de Vila Olímpia numa estação sustentável vai de encontro com outros projetos da gestão Doria na região. O tucano concedeu semanas atrás a Usina da Traição para a iniciativa privada, que transformará o local, vizinho à linha da CPTM, num centro de lazer e gastronomia batizado de “Usina São Paulo”.
O governo também promete limpar o rio Pinheiros até 2022, espera-se, eliminando o odor característico nas suas margens e que afeta de sobremaneira a Vila Olímpia. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente lançou também nesta semana um chamamento público com vistas à implantação de um parque linear na margem oeste do rio Pinheiros. O projeto contempla várias ações de lazer, culturais e esportivas no eixo entre as pontes João Dias e Cidade Jardim.
Sua implementação, no entanto, depende do fim das obras da Linha 17-Ouro na ciclovia da margem leste afim de liberar o trecho provisório do outro lado do rio.
Uma boa medida, quem sabe no futuro pode ser alternativa de transporte aquático pelo rio pinheiros. Desafogando o transporte sobre trilhos e de ônibus.
QUANDO TEREMOS UM TREM DE MEDIA VELOCIDADE QUE LIGA SÃO PAULO A SANTOS?
nao tem como limpar os rios tiete e pinheiros se nao houver coleta e tratamento integral do esgoto. se o esgoto continuar sendo despejado in natura nos rios e corregos que desembocam no tiete e pinheiros, nao há milagre que resolva esses problemas.
Essa é ma8s uma mentira desse Doriana, ele está querendo privatizar a linha 8 e 9, então como vai ser devolvida dps de 5 anos. Ele só está fazendo isso pra promover a região mais valorizada de São Paulo. Burro quem acredita nessas histórias fantasiosas.