Foram recepcionados na madrugada do dia 27 na estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô os quatro guinchos que serão necessários para içar as 8 novas escadas rolantes que se juntarão às 24 já existentes na parada. De acordo com a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos), além da chegada dos guinchos, os colaboradores começaram a remoção do gradil da calçada para que o material adentre a estação.
Os novos equipamentos vão permitir o aumento de 50% na capacidade de movimentação de passageiros na estação, oferecendo duas novas rotas de deslocamento no mezanino, plataforma e transferência entre as linhas.
As 8 escadas rolantes estão guardadas onde será o Terminal de ônibus Vila Sônia. Assim que os guinchos estiverem instalados, elas serão levadas para a estação Pinheiros, informou o governo.
A previsão, quando tudo estiver pronto, é que a estação Pinheiros, que é operada pela concessionária ViaQuatro, aumente sua capacidade dos atuais 14,4 mil para 21,6 mil passageiros por hora.
As novas escadas rolantes serão instaladas nos mezaninos inferior e superior e nos níveis intermediário 1 e superfície. O Metrô prevê que tudo esteja concluído até junho de 2021. As obras ocorrem sempre durante a madrugada quando a estação está fechada.
Das 8 escadas rolantes, 2 devem ficar na área que pertence a CPTM da estação homônima da Linha 9-Esmeralda. As outras 6 ficarão na área da ViaQuatro. O Metrô informa também que durante as obras algumas lojas terão que ser realocadas para outros lugares dentro da estação e que as catracas, tanto da CPTM quanto da ViaQuatro, serão alteradas com a devida sinalização.