A CPTM lançou nesta quinta-feira, 11, uma licitação para execução de obras para um novo túnel de ligação entre a centenária estação da Luz e sua homônima do Metrô. O certame terá sessão pública no dia 20 de abril e ocorre após os órgãos de preservação do patrimônio histórico terem dado aval para a intervenção.
Segundo a companhia, o prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões.
A estação Luz da CPTM é uma das mais movimentadas do sistema metroferroviário. Ao longo dos anos ela passou por inúmeras intervenções no intuito de ampliar seu espaço tornando o local acessível e confortável a todos. Recentemente, uma nova leva de intervenções está sendo planejada para melhorar ainda mais o nível de conforto e trazer melhor qualidade ao fluxo de passageiros na integração entre CPTM e Metrô.
O novo túnel
A licitação aberta nesta quinta-feira tem como objetivo a construção de um novo túnel nas proximidades do saguão oeste da estação Luz da CPTM até a área que hoje está sob responsabilidade da ViaQuatro. O principal benefício será o alivio na transferência que hoje é realizada por um único túnel. A nova rota propiciará acesso facilitado a estação da Linha 4-Amarela além de promover uma redistribuição do percurso dos passageiros nos corredores de integração.
Segundo informações divulgadas pelo site Ferroviando há cerca de dois anos, um novo acesso na Rua Cásper Libero deverá ser construído. Novas salas técnicas e sanitários deverão estar contemplados no projeto. O método de construção do túnel possivelmente será o VCA (Vala a Céu Aberto), o que indica que haverá interdição no sistema viário local.
Ligação com a Sala São Paulo
A ligação da estação Luz com a Sala São Paulo tambem é um projeto que deverá ocorrer paralelamente. A empresa vencedora da licitação é a Construmax Construções e Empreendimentos que venceu o certame apresentando o valor de R$11.246.924,00. Além do corredor que vai possibilitar ao passageiro da estação da Luz ter o acesso à tradicional sala de concertos, haverá a ampliação da plataforma central da estação e tambem a construção de uma passarela que facilitará o acesso dos passageiros ao Parque da Luz.
Conclusão
Os recentes investimentos que estão sendo realizados na Estação da Luz são sensíveis e deverão ter grande impacto na maneira como os passageiros se deslocam nessa importante transferência que hoje comporta 5 linhas dos sistema metroferroviário. Além das obras de acessibilidade que dotaram a estação com elevadores e piso tátil, a criação de um novo túnel e tambem de um novo acesso possibilitará maior possibilidade de deslocamento dentro da própria estação. Levando em consideração que o complexo da Estação Luz é tombado pelo patrimônio histórico, é um grande passo obter a permissão para a realização desses investimentos mantendo as características originais da icônica parada.
Será que vai ter túnel de pesdestres ligando a estação da Luz com a Júlio Prestes, com integração gratuita entre as 2 estações? Seria ótimo pra desafogar a Luz colocando as linhas 7 e 8 pra terminar na Júlio Prestes, a 11 e a 10 terminando na Luz e a 13 passando pela Luz em direção à Barra Funda.
A ideia seria boa, mas infelizmente a ligação entre a Estação Luz e a Sala São Paulo não prevê integração com a Estação Julio Prestes.
Até onde pude apurar, não existe ainda projetos concretos para essa integração.
E o túnel da sala São Paulo deverá ter acesso à estação Julio Prestes?
Infelizmente a ligação até a Sala São Paulo não prevê integração com a Estação Julio Prestes.
Deveriam aproveitar essas obras e interligar a Júlio prestes a estação da luz