O Consórcio Paulista Linha 15, formado pelas empresas Heleno & Fonseca, Paulitec e Nova Engevix, fez a melhor proposta no leilão da licitação das obras das estações Jacu Pêssego, Boa Esperança e do pátio Ragueb Chohfi, parte do projeto da Linha 15-Prata.
O certame, realizado nesta quinta-feira, teve a participação expressiva de 11 grupos. O consórcio vencedor desta etapa fez uma proposta de R$ 319.088.110,83, no entanto, o valor ficou muito abaixo de 70% da média de todas as propostas e por isso terá de ser comprovado pelas empresas.
Segundo o edital da licitação, propostas com valores muito baixos são considerados “preços inexequíveis” e por isso devem passar por uma análise mais abrangente para verificar se podem de fato ser executados. A empresa terá cinco dias para apresentar a planilha de serviços e preços ao Metrô.
“Caso a melhor oferta apresente preços que se enquadrem no critério de presunção de inexequibilidade abaixo, será facultado à proponente, a demonstração de sua exequibilidade através de suas composições e respectivas justificativas técnicas que comprovem que os preços dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto ora licitado, sob pena de desclassificação da proposta”, diz o item 9.6.1 do edital, que rege os critérios de julgamento e verificação da efetividade das propostas.
Confira quem foram os participantes e as propostas em ordem de valor (do menor para o maior)
Posição | Consórcio | Valor da proposta |
1º | Paulista Linha 15 (Heleno & Fonseca, Paulitec e Nova Engevix | R$ 319.088.110,83 |
2º | Engibras e Eneplan | R$ 449.857.315,84 |
3º | KPE, OAS e Phegassus | R$ 459.709.084,80 |
4º | QG e MPO Soluções | R$ 461.022.933,00 |
5º | Telar, Gros, Consbem e CCI | R$ 479.968.246,93 |
6º | Expresso Tiradentes 3 (CLD, TMK e JB Construções) | R$ 489.899.000,00 |
7º | Nova Linha 15 (Constran, Colares Linhares e Cetenco) | R$ 499.409.571,12 |
8º | S/A Paulista e Benito Roggio | R$ 506.780.053,68 |
9º | Ferreira Guedes e ADTrans | R$ 509.936.728,02 |
10º | OECI e Oenger | R$ 518.197.019,42 |
11º | TTTP Linha 15 (Tiisa, Triunfo, TCE e Power China) | R$ 589.574.019,90 |
Prazo de execução de 46 meses
As obras da extensão da Linha 15-Prata até a futura estação Jacu Pêssego têm prazo de execução de 46 meses a partir da primeira ordem de serviço. Se o contrato for assinado no início do segundo semestre, por exemplo, a obra deve seguir até meados de 2025.
Apesar disso, é bastante possível que as duas estações fiquem prontas antes já que o projeto é mais simples do que o novo pátio do ramal de monotrilho. A meta do governo do estado é que ambas sejam entregues em 2024.