CPTM investirá R$ 12 milhões para trocar o piso da estação Palmeiras-Barra Funda

O investimento deverá melhorar as condições de manutenção e promover melhores condições de segurança para os passageiros
Pisos da CPTM deverão seguir o padrão do Metrô (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

É normal que as grandes estações de trem passem por reformas pontuais para que possam sempre se manter em boas condições de zeladoria e segurança para os passageiros. A estação Palmeiras-Barra Funda é um dos grandes pontos de mobilidade na cidade de São Paulo, englobando a rede de trens da CPTM, a Linha 3-Vermelha do Metrô, além do terminal de ônibus que serve os passageiros dos mais variados destinos.

Para que a estação possa refletir as necessidades dos milhares de passageiros, a CPTM está propondo a troca dos pisos da estação. Confira os detalhes e a justificativa das mudanças.

Os serviços

O piso da estação Palmeiras-Barra Funda nas áreas sob responsabilidade da CPTM possuem cor escura sendo compostas por uma série de placas de borracha sintética, o plurigoma. O grande problema deste tipo de piso é o seu alto grau de desgaste e descolamento quando submetido ao grande trânsito de pessoas de forma que tal situação pode, em casos mais graves, gerar acidentes. Isso incide diretamente na segurança dos passageiros e dos funcionários em serviço na estação.

Modelo do piso da estação. Maiores custos com manutenção (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A solução adotada é realizar a revitalização do piso através da remoção das placas de borracha atuais e recomposição por piso de granito (cor cinza andorinha). Esse tipo de piso possui alta durabilidade se comparado ao padrão atualmente aplicado na estação e é usado nas áreas sob responsabilidade do Metrô de São Paulo, atestando a confiabilidade do material.

Vale citar que, juntamente com a instalação dos novos pisos, está contemplada a implantação das rotas táteis, instrumentos essenciais para os passageiros com algum tipo de deficiência visual.

Assim como foi visto na Linha 5-Lilás, onde as estações também passaram pela troca do piso, na CPTM os serviços deverão ser executados com a estação em operação. As áreas do mezanino e plataformas deverão receber os novos pisos de forma gradual. Serão instalados aproximadamente 28 mil m² de novos pisos.

Prazo e custo

O serviço foi contratado mediante pregão eletrônico em que a empresa que oferecesse o menor valor seria a responsável pela execução do objeto do contrato. Segundo o Diário Oficial do Estado publicado no dia 15 de maio (sábado), a empresa vencedora do certame foi a Épura Engenharia e Construções Limitada. O valor da proposta é de R$ 12.923.973,70 sendo que o prazo para a execução dos serviços foi delimitado em 12 meses a partir da emissão da ordem de serviço pela CPTM.

Homologação divulgada no Diário Oficial do Estado

Conclusão

O processo de revitalização da estação Palmeiras-Barra Funda é importante e deverá servir de exemplo para que a CPTM aplique as melhorias em outras estações que estão sob a sua responsabilidade. Apesar do alto investimento, temos que considerar os ganhos com a minimização dos custos com a manutenção do espaço e, acima de tudo, a segurança dos passageiros e colaboradores à serviço na estação. Pensar no conforto do cliente e na sua “jornada” é uma ação que demonstra responsabilidade e compromisso com o passageiro de todo o dia.

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18 comments
  1. E a CPTM alega não ter dinheiro para pagar o PPR dos funcionários!!! Ilário este governo de SP !!!

  2. Desperdício de recursos.

    O piso está em mau estado por falta de manutenção da CPTM. Daí a CPTM vai investir R$ 12 milhões, trocar o piso (que será assentado torto por falta de fiscalização) e não vai fazer manutenção. Daí daqui 10 anos estará tudo quebrado e desgastado como ocorre em várias estações com piso cerâmico na Linha 8.

    Com R$ 12 milhões daria para substituir o piso velho por plurigoma nova e instalar elevadores em umas 5 estações da rede sem acessibilidade. Ou ainda, com esse mesmo dinheiro, daria para colocar portas de plataforma em uma estação de grande porte como a própria Barra Funda, Luz ou Brás.

    1. Plurigoma é ruim, escurece o ambiente, é difícil de fazer limpeza, necessita de manutenção constante e como o próprio texto diz, pode causar acidente. O piso de granito é caro, mas é eterno, a manutenção é mínima, é de fácil limpeza e melhora muito o aspecto do ambiente. Um investimento não exclui outro.

      1. Não se preocupe, o piso cerâmico não vai clarear a estação, dado que metade de sua iluminação fica apagada a noite por falta de manutenção.

        E se a CPTM não consegue dar manutenção em um simples piso de borracha, imagine em sistemas complexos como o CBTC, novas frotas, etc.

        Mas os funcionários querem PPR (mesmo com resultados ruins, negligência na manutenção e mau atendimento aos passageiros).

        1. para quem sempre aparece com informaçoes e com numeros, como se fosse o cara dos bastidores da STM, o Ivo está muito mal informado.

          o PPR é feito em cima de metas, e as metas foram impostas pela empresa. e todas as metas foram cumpridas, logo os funcionarios da CPTM apresentaram bons resultados. alem do dinheiro do PPR já constava em previsao orçamentaria, ou seja, o dinheiro já tinha sido separado.

          sobre a negligencia da manutençao, primeiro que a empresa precisa adquirir material para isso. entao se falta material, a culpa nao é da manutençao. e ainda há os contratos terceirizados, o q tambem se for mal feito, nao é culpa dos funcionarios da manutençao.

          sobre o mau atendimento aos passageiros, nao é o que diz a pesquisa de opinião, que também é variável do PPR.

          ou seja, de tudo que o Ivo disse, ele errou em tudo.

          o que se percebe nos comentários do Ivo é sempre uma critica direta à ferroviários e metroviários, aos sindicatos, a direitos, e sempre defendendo o governo do estado, o PSDB e as concessionarias. é um odio que este senhor prega a uma categoria de trabalhadores, q ele deveria ir a um terapeuta se tratar.

    2. Você pode não concordar com o investimento, mas dizer que é desperdício de recurso é um exagero. Os pisos de granito serão muito bem vindo.

    1. Na verdade desta dando melhores condições para os pobres irem e virem do trabalho.
      Isso é muito melhor que dar $ ou barras de ouro.

    2. Quantos milhões de pobres existem?
      Pegar esses 12 milhões e dar aos pobres, cada um ia receber uns 20 centavos.

    3. A função do governo não é simplesmente dar dinheiro aos pobres, o governo tem o papel de criar um ambiente favorável para a criação de empregos, nesse caso o governo está oferecendo melhores condições das pessoas irem e virem do trabalho ou qualquer lugar que seja…

  3. Parabéns para a CPTM
    O novo piso é,muito melhor e mais decente , dando uma aparência de limpeza na estação.
    O atual diretor de operações da CPTM foi o responsável pela troca dos pisos do Metrô e com certeza vai executar o serviço com grande competência . Mais uma contribuição da equipe do Metrô que está atuando na CPTM, elevando o padrão da empresa, que sofria muito com a incompetência ali reinante até então .
    Parabéns!

    1. Essa administração atual percebeu a vocação natural da CPTM que é ser um metrô de superfície, a única coisa que falta na CPTM é ter intervalos menores entre os trens, na minha opinião deveria ser no máximo uns 3 minutos.

  4. Seria bom se colocasem portas automáticas nas plataformas para segurança de todos os usuarios

    1. Seria ótimo, é claro que primeiramente deveria ser instaladas nas estações mais movimentadas e nas mais novas, não tem condições de instalar as portas em estações antigas como as das linha 7 e 10… Mas na linha 9 daria para instalar em todas as estações. E pra quem diz que não daria certo pq não tem CBTC nas linhas da CPTM, as PSDs da Estação Vila Matilde sempre operaram e operam até hj num modo que não é necessário ter CBTC na linha.

  5. Se a CPTM mantém pisos ruins e degastados, reclamam, se a CPTM quer trocar o piso por um mais durável, reclamam também. Fica difícil dessa forma entrar em um consenso

    1. Qualquer coisa que o governo de um modo geral tem gente que reclama e tem gente que aplaude, isso é em todas as áreas. Mas fato é que os pisos são ruins e vão ser trocados em todas as estações. Os pisos da estação Santo Amaro da linha5 só não foram trocados por conta da estrutura não conseguir aguentar o peso desses pisos, eu acho que deveria ser feito um reforço na estrutura.

  6. A pergunta que eu faço é: porque a CPTM está investindo em uma estação que provavelmente será concedida? Não seria responsabilidade da concessionária trocar os pisos, iluminação, mobiliário e criar espaços para o comércio? Eu não sou contra as concessões, muito pelo contrário, sou a favor, mas se essas concessões são para a iniciativa privada melhorar esses espaços, pq o governo tem que fazer isso antes? Se realmente se concretizar esse projeto de concessão da estação, a concessionária irá trocar esses pisos nove s vai instalar os pisos de porcelanato como os da linha 4 e 5…

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