A ViaMobilidade iniciou nesta semana a montagem da estrutura suspensa da passarela da estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás. Composto por oito módulos com peso de nove toneladas cada, o trecho está sendo posicionado sobre o rio Pinheiros por meio de uma técnica que usa treliças deslizantes.
São 5 dias de trabalho para apoiar e fixar cada módulo na estrutura formada também por dois pilares em ‘V’ e que estão presos à fundação nas margens do rio. Eles servirão como base para a estrutura por onde os passageiros circularão.
Nesta primeira fase, a empresa contratada pela concessionária está executando a passarela no sentido Chácara Klabin. No sentido contrário, a estrutura ainda necessita de outros componentes antes de iniciar esse mesmo lançamento.
A ampliação da estação Santo Amaro prevê uma série de melhorias que irão permitir a separação do fluxo de passageiros em cada sentido, eliminando o gargalo nos horários de pico. Além das duas passarelas que servirão de extensão da plataforma da Linha 5, a ViaMobilidade também ampliará o mezanino de ligação com a estação da CPTM.
De quebra, o conjunto poderá receber um café em uma das passarelas com direito a uma visão da região. O projeto também inclui novas escadas rolantes e elevadores além de melhorias na área que pertence à Linha 9-Esmeralda.
Construída na virada dos anos 2000, a estação Santo Amaro da Linha 5 foi idealizada como uma ponte estaiada, a primeira do gênero numa ferrovia no país. Apesar do desafio de engenharia, essa concepção trouxe problemas para o Metrô porque dificultou qualquer intervenção de ampliação.
Para solucionar essa situação, a companhia propôs novas estruturas paralelas apoiadas em cada margem. O resultado final deve ser um tanto estranho esteticamente, mas promete tornar a vida do passageiro muito melhor quando ficar pronto, em 2022.