Depois de quase três anos de escavações, os três tatuzões que trabalharam na Linha 5-Lilás encerraram a construção de cerca de 10 km de túneis, entre Santo Amaro, na Zona Sul, e o bairro de Chácara Klabin, próximo à Vila Mariana. Com isso, a expansão do ramal entra na fase final de obras com o objetivo de iniciar a entrega das primeiras estações dentro de um ano.
O blog conferiu nesta semana como estão as obras das cinco estações que deverão ser entregues no final de 2017 e que ficam entre Chácara Klabin e Moema. O trecho teve os túneis escavados pelo megatatuzão, o maior deles e capaz de abrir um diâmetro onde rodarão os dois trilhos da via. Com a desmontagem do equipamento, agora as equipes correm para retirar as esteiras e estruturas que permitiam a saída da terra escavada. Em seguida, será desmontada a via onde opera a locomotiva de serviço do shield. O objetivo é que até março do ano que vem seja possível começar o trabalho de instalação de sistemas e parte elétrica para então serem iniciados os testes com os trens.
As estações encontram-se em estágios diferentes de construção, mas todas se aproximando do final da parte civil, quando então será feito o acabamento e instalação de equipamentos e sistemas. Das cinco, a que mais exigirá esforços será a nova Santa Cruz. Ligação com a Linha 1-Azul, a estação foi aberta pelo método NATM, onde é feita uma escavação mais delicada. A área da plataforma de embarque, por exemplo, recebe no momento um mezanino que fará a ligação com a antiga estação da Linha 1.
Em compensação, a estação Chácara Klabin, ponto final da linha e que fará conexão com a Linha 2-Verde, já tem até plataformas de embarque e parte dos acessos construídos. Confira no álbum a seguir as fotos exclusivas do Metrô CPTM.
Agradecimentos à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô