Alvo de uma polêmica há cerca de cinco anos, a futura estação 14 Bis começou a sair do papel nesta semana. A Acciona, parceira privada do governo do estado na implantação da Linha 6-Laranja de metrô, comunicou aos moradores da região que os terrenos desapropriados no entorno do local começaram a ser demolidos para montagem dos canteiros.
Os trabalhos tiveram início na quarta-feira, dia 7, em três endereços localizados na praça, um antigo estacionamento e dois postos de combustíveis desativados. Todos eles já estão tapumados desde os tempos da Move São Paulo, assim como partes do viaduto localizado sobre a praça.
Assim, a implantação da Linha 6 vai ganhando novas frentes de trabalho com a meta de concluir sua construção em 2025. A construtora espanhola tem ampliado o escopo da obra aos poucos, dando prioridade para estações e poços de ventilação que estão mais próximos do VSE Tietê, de onde partirão os dois ‘tatuzões’ que construirão os túneis a partir de 2022.
A estação 14 Bis, por essa razão, ainda está bastante distante da visita da tuneladora, mas diante dos desafios de construir uma obra subterrânea em meio a uma região bastante adensada certamente motivou a empresa a começar a mobilização do local.
Com 45 metros de produndidade, a futura parada da Linha 6 será construída pelo método NATM, ou seja, por uma escavação mais restrita que o VCA, ou Vala a Céu Aberto, onde há espaço suficiente para um projeto mais amplo.
Pela descrição da Linha Uni, existirão quatro acessos na estação: um no terreno do estacionamento, outro no terreno onde funcionava um posto da bandeira Shell e outros dois ligados ao viaduto Dr. Plínio de Queiroz, que comporta uma estação de ônibus do corredor da SPTrans.
Vai-Vai ficou
No projeto original do Metrô, a estação 14 Bis teria uma entrada onde fica a quadra da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo. A entidade chegou a se preparar para deixar o local, mas um entendimento com a concessionária anterior, a Move SP, decidiu-se mudar o projeto e preservar a quadra.
Além da Vai-Vai, o entorno da estação terá como atrações dois teatros, o Raul Cortez e o Maria Della Costa, além das inúmeras cantinas e outras atrações do Bixiga, a cerca de 300 metros da estação 14 Bis.
Quando vai iniciar os trabalhos na estação bela vista ??
Essa estação devia receber o nome de “Bixiga”
Ou Adoniran
Corrijam o texto: “de onde partirão os dois ‘tatuzões’ que construíram os túneis a partir de 2022.”, O verbo está no passado, o correto é “construirão”.
A julgar pela lambança aprontada por construtoras meia boca e grupos nacionais acostumados a esquemas de corrupção, como explicitados pela operação Lava Jato, espera-se que nas próximas licitações o metrô eleja grupos internacionais. Não é de se duvidar que a Linha Laranja seja entrega pronta em 2025-2026.
Construtoras meia boca? Essas construtoras que faziam parte do consórcio empregavam centenas de milhares de funcionários , eram referências na construção civil e quebraram justamente por causa do lava jato, uma operação que buscou mais em quebrar empresas do que prender envolvidos.
O seu discurso como sempre aqui é enaltecer o PSDB, partido que está até o o último fio de cabelo envolvido em corrupção. Aliás, a acciona está envolvida nas obras paradas do roubo anel
Quebraram por causa da lava jato ou pq tinham como politica pagar propina para ganhar obras e tirar os concorrentes da jogada com acordos ilicitos??
Eu não teria tanta certeza de que, por ser internacional, a chance de terminar no pra seja maior. Haja vista que a própria acciona participou das obras do Rodoanel Norte…
Mas vamos torcer para que de fato ela termine o mais rápido possível, já que é de interesse dela operar a linha o quanto antes
Tem algo errado na higenopolis-mak da L6 só pode
https://oglobo.globo.com/economia/apos-tres-anos-so-1-da-linha-leste-do-metro-de-fortaleza-esta-pronto-20419869.
A acciona mandou lembranças. Falta de pagamento do Estado e abandonou o consórcio. Essa obra da linha 6 é muito mais cara. Onde sairá os quase 16 bilhões?
Essa sera a estação mais interessante no meu ver
Quando vão começar os trabalhos na estação Higienópolis? A integração entre as linhas vai ser feita pelo mezanino acima dos trilhos da linha4? Vai ser um túnel?