Após um mês suspenso, o Expresso Aeroporto voltará a funcionar a partir da terça-feira, 20 de julho, informou a CPTM. O serviço da Linha 13-Jade permite ir da estação da Luz, no centro de São Paulo, até a estação Aeroporto Guarulhos, próxima ao terminal aeroportuário, com menos paradas.
A operação foi suspensa por conta de intervenções na altura da estação Engenheiro Goulart, onde existe a ligação entre os trilhos das linhas 12-Safira e 13-Jade. Para agilizar a passagem dos trens nesse trecho, a CPTM decidiu substituir os aparelhos de mudança de via (AMV) por modelos que permitem manter uma velocidade mais alta.
De 20 km/h no equipamento original, as composições poderão trafegar no local até 50 km/h com a nova infraestrutura, reduzindo o tempo de viagem. A companhia de trens metropolitanos pretende concluir os trabalhos neste final de semana.
Foram necessários cinco finais de semana para executar os serviços, segundo a empresa. Nos dias 17 e 18 serão realizados os últimos trabalhos para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos novos equipamentos.
“Essa é uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.
Interrupção nos serviços
Assim como nos finais de semana anteriores, a Linha 12-Safira terá o serviço alterado. No sábado, 17, os trens circularão apenas por uma via a partir de 16h enquanto no domingo o trecho entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui USP Leste e Engenheiro Goulart, será interrompido – a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros.
A Linha 13-Jade funcionará normalmente em ambos os dias entre Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos.
Boa tarde… Será modernizado a linha 12 Safira em toda sua extensão ” conforme já anunciado ” , para que os trens possa ter um intervalo de 3 em 3 minutos??? Nós usuários esperamos que seja melhorado está linha 12 Safira que só anda lotado… Nossa região é muito carente de transporte , e os trens única opção… Região de São Miguel , Itaim , Itaquaquecetuba…
Bom dia.
Referente esta matéria, a linha 13 Jade nunca cumpriu seu real objetivo, o de chegar aos terminais mais movimentos do Aeroporto Internacional Franco Montoro/SAO-GRU.
É complicado e difícil para o passageiro portando bagagem sair de casa até a Luz, viajar até aquele aeroporto, desembarcar, carregar sua bagagem até o ônibus aeroportuário, fazer “city tour” pelo Terminal 2, continuar até o Terminal 1, para só então chegar ao Terminal 3. Imagine o esforço. Nós brasileiros esquecemos todo o aprendizado e o legado deixado pelos Ingleses?
Linha 13 é ineficaz, não cumpre com objetivo de ser Expresso. Não chega nos terminais mais movimentados. Por isso, anda ‘as moscas. Com tráfego regular nas vias Tietê e ou Pinheiros, prefira o taxi. Linha 13 é “muito complicada”. Perdemos a noção dos ensinamentos dos ferroviários ingleses e seu grande legado.
Taxi é umas 30 vezes mais caro do que ir de trem
Até o momento não cumpre seu papel primordial que é chegar aos terminais principais do aeroporto internacional, sem ficar passeando de ônibus.
A falha fundamental de projeto da linha 13 foi terem pensado Guarulhos, prioritariamente, como destino e não como origem.
Quem projeta o traçado dessas linhas deveria sair do conforto de seus escritórios no centro de São Paulo e viver algum tempo nas cidades onde se pretende implantar uma linha. Por não fazerem isso, ficam “surpresos” com a demanda “abaixo do previsto”. Como vão fazer uma previsão de demanda se não sabem pensar e agir como passageiros?
Me parece que uma força tarefa ca CPTM emfim, ainda que suspendendo a operacao por dias/semanas, finalmente saiu a contento.
O que coloca em duvida, todas as outras manutencoes, ditas, fundamentais, ocorridas aos fds- diferente do metro- de madrugada – e que não vemos- na pratica- real valor ou qualidade nos horarios normais de funcionamento.
Cabe uma sugestão: fazer um artigo-documento comparando essa realizacao com as dos fds (que lembra aquela da possibilidade da linha 18- se existente), elencando essas diferenças
Alo Pedro Moro, porque nao fazer essa mesma task force em linhas como a 10- 11 e 7 visando mellhorias como:
– limpeza e iluminacao do leito
– recuperação do lindeiro ferroviario em parceria com prefeituras e subprefeituras (muraçao, vias laterais, lixo)
– solucao de pontos de alagamento// reparos de angulos de inclinacao e outros AMS
– simulacao de salvamento e segurança mais rigorosa ao longo do leito, impedindo invasoes, construcoes ilegais, dentre outras
Tomara que este tipo de ação se repita, com verdade. E quem sabe utilize o intecambio com o metro, e passe a copiar os seus padroes (manutencao nas madrugadas, segurança mais rigorosa, implantacao dos sistemas de carrosel com mais efetividade.)