Baldy diz que “construção civil” da Linha 17-Ouro se encerrará em janeiro de 2022

Secretário dos Transportes Metropolitanos do governo Doria afirmou à rádio Jovem Pan que o objetivo é entregar o ramal de monotrilho em operação no ano que vem
Estação Campo Belo em junho de 2021: pouca evolução em sete meses (CMSP)

Próxima de completar 10 anos em obras, a Linha 17-Ouro do Metrô continua a ser prometida para 2022. Em entrevista à Jovem Pan nesta segunda-feira, 26, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, reafirmou o objetivo anunciado pelo governador João Doria em dezembro do ano passado.

Mas o responsável pela secretaria foi além, anunciando que as obras civis, a cargo da construtora Coesa, serão concluídas dentro de seis meses. “A licitação de construção civil, que vem evoluindo e deverá ser encerrada em janeiro de 2022. Toda a parte de construção da linha e das estações, a exemplo da estação Morumbi que já está concretizada“, afirmou Baldy ao ser questionado sobre o problemático ramal de monotrilho.

“Nosso objetivo é entregar a Linha 17-Ouro em operação no ano de 2022”, disse o secretário, sem no entanto estipular um mês exato nesse caso.

Para cumprir a promessa da gestão Doria, no entanto, será preciso que as obras atinjam um ritmo alucinante daqui em diante. Desde que assumiu o contrato de obras civis complementares há sete meses, a Coesa tem realizado apenas serviços pontuais nos canteiros, como alvenaria, instalação de pisos e preparação para lançamentos das vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros.

Esse trabalho, inclusive, motivou a interdição de vias próximas à estação Morumbi em maio, porém, até hoje não há ainda qualquer movimentação para que o local receba as estruturas pré-moldadas que formarão as vias do monotrilho.

As sete estações dentro do escopo da Coesa continuam sem suas coberturas e vidros e o pátio Água Espraiada parece bastante distante de ser concluído em apenas meio ano.

Ramal avançou apenas 10% do previsto no primeiro semestre

Para corroborar a impressão de lentidão da obra, o relatório de acompanhamento financeiro das obras, divulgado pelo Metrô de São Paulo, aponta que apenas 10% do orçamento de R$ 443,2 milhões reservado para o projeto em 2021 foi efetivamente realizado.

Um montante de R$ 46,4 milhões, dos quais R$ 5 milhões foram usados em junho, mês que já deveria mostrar um constante crescimento no ritmo de trabalho. Como comparação, as obras da Linha 15-Prata, de menor envergadura atualmente, já consumiram 277% mais recursos, com avanço físico do empreendimento em 96,8%, segundo a companhia – a Linha 17 atingiu somente 53,2% até o mês passado.

A Linha 17-Ouro só avançou mais proporcionalmente que os projetos da Linha 19-Celeste

Esses valores incluem também o contrato de sistemas fechado com a BYD SkyRail, que fabricará os 14 trens de monotrilho além de montar portas de plataforma e implantar tecnologias de sinalização e comunicação. Esse escopo, no entanto, está ainda mais atrasado visto que a empresa chinesa esteve impedida de seguir com o projeto neste ano após liminares na Justiça.

Ao contrário das declarações do secretário à Jovem Pan, o Metrô não exibe um prazo de entrega em seu relatório mensal de evolução da obra. Para a companhia, as datas de entrega para a ViaMobilidade constam como “em reprogramação”.

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17 comments
  1. Vi no Linkedin, em publicação de funcionários da Coesa, que agora em agosto vão começar a instalação de escadas rolantes em algumas estações, entre elas Brooklin e Chucri Zaidan. Acredito que agora as obras ganhem boas frentes.

  2. Tá muito lento, muito arrastado isso aí, pode colocar janeiro de 3022 para a conclusão das obras civis!

  3. Aí vem os corruptos do PSDB alienando o povo gado dizendo que substituirá o metrô por essa porcaria de trenzinho sobre pneus por ser mais barato e rápido de se construir!

  4. Falta pouco, diferente de outros projetos como o monotrilho de Manaus, o VLT de Cuiabá, o metrô de Porto Alegre e Curitiba, o trem bala Rio – Sao Paulo, todos prometidos pela quadrilha petista e que ficaram pelo caminho. São Paulo banca seus projetos sozinho e esta linha tem tudo para ser um novo atrativo em São Paulo, além de importante modal de transporte.

    1. Como se o governo do PSBD não fosse igual ao PT, linha 18 cancelada para beneficiar uma empresa de ônibus, linha 16 e 20 só no papel, sem movimentação para sair, o atraso absurdo de 10 anos para essa linha 17, os atrasos nas linhas 2, 5 e 15, linha 13 sem chegar ao aeroporto… Todos os políticos são iguais, não tem um que não queira enriquecer as custas do povo!

    2. kkkk, que palhaçada, o VLT de Cuiabá foi obra que o PSDB também não concluiu! O monotrilho da linha 17 tá em obras há 10 anos e nem um mísero trecho foi entregue, isso que a promessa era que fosse uma obra rápida! Esses tukanos arranjam uns péssimos robôs pra fazer assessoria! E, claro, sempre botando a muleta “PT” no meio, como se o PSDB fizesse alguma coisa pela população! Ed, vc deveria era criar vergonha na cara!

      1. Kkkkkk, os crimes cometidos pela quadrilha petista você ignora? O VLT de Cuiabá foi uma lambança entre o Ministério das Cidades, da quadrilha petista e do ex governador, que era do conluio da quadrilha petista. Como não sabe, cale-se, mas não me ofenda, já que não tem conhecimento e nem moral para isto.

        1. Você que é um PILANTRA e ignora os crimes do PSDB! Esta reportagem é sobre uma obra inacabada do teu partido e vc vem na maior cara-de-pau falando de outro partido só pra despistar! Detalhe que quando o PT tá na prefeitura da capital entrega um monte de corredor de ônibus, enquanto que o teu PSDB só usa a cidade como trampolim pra ir pro governo do Estado e não faz nada pelo município. Mas, óbvio, disso vc faz questão de esquecer! Portanto, deixe de ser mentiroso e deter esse cinismo de passar pano nos corruptos do PSDB, é muita falta de vergonha na sua cara-de-pau!

    3. Detalhe, com exceção do trem-bala, boicotado pelo Serra, nenhum desses projetos era do PT! Ed, além de cara-de-pau, vc é bem desinformado, pra não dizer mentiroso. O PSDB precisa contratar uma assessoria melhorzinha.

      1. Ui, ui, ficou todo nervosinho porque falei mal de seus bandidos de estimação, KKKKKK. Lembre-se que o chefe da quadrilha petista foi preso e a presidAnta, caçada. Não pertenço a assessoria alguma, mas está claro que está aqui para propagandear a quadrilha petista. Pilantra é quem vai preso, quem sofre impeachment e quem defende bandidos. A sociedade brasileira foi quem deu um belo pé na bunda da quadrilha petista . Aceite a verdade, que dói menos.

  5. No caso de São Paulo, nada se justifica a demora ou o abandono das obras.
    Por ser o estado mais rico do país com um PIB maior do que muitos países, éramos pra ter serviços públicos de primeiro mundo.
    Não defendo partido político (nenhum deles e seus filiados prestam).
    De um lado temos um cidadão na presidência que fala pelos cotovelos, do outro temos muitos petralhas apoiados pelos petrouxas querendo voltar ao poder, e aquí em São Paulo temos uma corrupta dinastia maldita chamada PSDB que já está há 30 anos no poder.
    E para piorar uma população do “jeitinho brasileiro” que não sabe pensar por si mesma, deixando rede globo e folha de São Paulo pensarem por eles

  6. Gabriel, você é um fracassado querendo defender uma esquerda que quase faliu o país. Os paulistas reconhecem isto e ninguém dará razão a um zé ninguém como você, que resolveu me atacar pessoalmente. As obras de São Paulo são entregues, diferente daquelas prometidas pela quadrilha petista e que iludem ingênuos como você. Saia do buraco onde vive e crie vergonha você, que não vê o óbvio.

  7. Gabriel e Ed, peço encarecidamente que vocês mantenham suas críticas ao assunto, sem partir para ofensas pessoais. Acho importante que tenhamos vários pontos de vista aqui, mas vamos tentar evitar cair nas armadilhas comuns em redes sociais, de tornar a discussão saudável impossível, por favor. Obrigado!

    1. Desculpa, Ricardo, mas é complicado não se indignar com pessoas de má índole que fazem questão de vir aqui defender de forma cínica e descarada uma dinastia corrupta que prejudica o povo de SP há quase 3 décadas. Provavelmente o Ed nunca botou os pés num transporte coletivo pra pintar as fezes de dourado do jeito que ele pinta. Graças a pessoas como essas o Brasil voltou ao mapa da fome e é o segundo com mais mortes por covid, mortes completamente evitáveis que aconteceram por causa da postura negligente e omissa desses hipócritas. Pessoas como o Ed são os verdadeiros responsáveis pelo clima de miséria e ruína em que o Brasil se encontra.

  8. Pessoas de má indole não toleram opiniões diversas aquelas que querem impor. Pessoas de má indole foram varridas do país pela sociedade brasileira por seus discursos mentirosos e vazios, que não enganam mais ninguém, especialmente os paulistas. Varremos uma quadrilha do país e é inacreditável encontrar ainda quem a defenda. Conheço bem o transporte público de São Paulo desde a época da CBTU e trabalhei em um órgão internacional onde tive o privilégio de viajar e conhecer vários sistemas de metropolitano na Europa, onde residi, além de diversos sistemas no Brasil e em boa parte dos pricipais países das Américas. De má índole são aqueles que pretendem desqualificar opiniões alheias, sem saber nada, sem ter experiências no assunto, apenas por ofensas. Sinto apenas pena!

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