Sem interessados por Consolação, Metrô encerra nova rodada de concessões de direito de renomeação de estações

Companhia voltou a oferecer quatro estações, mas só negociou uma delas, Saúde, da Linha 1-Azul. Próximo passo será avaliar o lançamento de uma nova sessão pública
Entrada da estação Consolação com a marcação para o “naming right” (CMSP)

O Metrô realizou a sessão pública de recebimento de propostas pelo direito de nomeação parcial da estação Consolação, da Linha 2-Verde, no dia 3 de agosto, mas duas semanas depois ainda não havia publicado a ata do evento, em que divulga o resultado da licitação.

Consultada, a companhia confirmou que não houve interessados, assim como havia ocorrido com a estação Brigadeiro, leiloada no dia anterior.

Com isso, o Metrô encerrou a segunda rodada de concessões dos “naming rights” com apenas uma estação contratada, Saúde, que foi arrematada pela DSM – Marketing Digital. Estações centrais e de grande movimento, Anhangabaú, Brigadeiro e Consolação, acabaram sem ofertas.

A companhia afirmou que irá “avaliar o lançamento de uma nova sessão pública”.

Exemplos de como podem ficar os totens e testeiras das estações do Metrô com o patrocínio

Receita anual de R$ 4,1 milhões

Graças à concessão de três estações, o Metrô terá uma receita mensal de R$ 341.900 pelos direitos de nomeação de Penha, Carrão e Saúde. Em valores anuais, serão R$ 4,1 milhões a serem acrescidos à receita não tarifária.

Para se ter uma ideia, esse acréscimo representa cerca de 1,6% ao faturamento do Metrô com atividades não relacionadas ao transporte de passageiros, considerando os valores de 2019, antes dos efeitos da pandemia.

Ou seja, trata-se de uma contribuição marginal para ajudar a reduzir o prejuízo dos últimos anos. Embora essa modalidade tenha sido pensada com uma certa limitação em quantidade de estações, é fato que a expectativa da companhia era bem mais otimista.

Resta entender por que não houve participação de mais empresas além da DSM e se será preciso alterar a modelagem do edital a fim de tornar a concessão mais atraente no mercado.

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  1. A solução não seria fazer blocos de estações? Fazer um lote com as estações que tem um potencial maior e colocar nesse mesmo lote estações com um potencial menor?

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