A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 iniciará nesta semana a segunda etapa da fase pré-operacional da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Após os primeiros 60 dias de treinamentos com os multiplicadores da empresa, os funcionários de linha de frente passarão a ser capacitados ao longo dos próximos três meses. Ao mesmo tempo, mudanças na frota de trens começam a ser implantadas na CPTM indicando um período de grande movimentação.
Durante os primeiros dois meses de contrato, a CPTM ofereceu treinamentos aos funcionários da ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Esses funcionários especializados serão os multiplicadores que terão a responsabilidade por repassar o conhecimento sobre as linhas, estações, equipamentos e sistemas para o restante dos funcionários ao longo dos próximos 90 dias.
Durante a primeira etapa, a concessionária teve que realizar uma série de planejamentos que envolvem o modelo estratégico de operação e de manutenção. Esses modelos deverão ser gradativamente implantados de forma que as primeiras mudanças administrativas e gerenciais passem a ser efetivadas.
O prazo para a entrega dos planos de operação e manutenção segundo o contrato é de 90 dias, ou seja, ele deverá ser submetido ao poder concedente até o dia 30 de setembro.
Ao mesmo tempo, a concessionária deverá preparar os planos de segurança operacional, plano de seguros e plano de investimento para que possam ser apreciados e aprovados pelo poder concedente. O prazo de entrega destes planos tem como data marco o dia 30 de novembro. O site fez um artigo detalhado sobre as três etapas da fase pré operacional.
Dança das cadeiras entre os trens da CPTM
Enquanto a Via Mobilidade inicia o treinamento de seus funcionários, a CPTM inicia uma mudança robusta na frota de trens que operam nas demais linhas. As principais mudanças ocorreram nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral.
A principal alteração na Linha 11-Coral é a chegada dos trens da Série 8000 provenientes das linhas 8 e 9. Por razões contratuais (PPP CTrens), estes trens deverão ser deslocados para as demais linhas da CPTM. A previsão é de que, gradualmente, todas as composições desta série venham a operar na Linha 11.
Já nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, a principal mudança é o início da operação dos trens da Série 8500. Das 35 composições operacionais, oito serão repassadas para a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, enquanto o restante dos trens poderão atuar no Serviço 710.
Cabe lembrar que todos os trens das séries 7000 e 7500 deverão ser repassados para a concessionária, alguns deles em caráter temporário. Fizemos um artigo explicando como será feita a realocação da frota para a Via Mobilidade Linhas 8 e 9 durante esse período.
A partir do próximo mês os passageiros deverão se deparar com mudanças na frota de trens, bem como na presença de funcionários da concessionária nas linhas 8 e 9. O início da fase de treinamento veio acompanhada de mudanças no corpo de funcionários das concessionárias administradas pela CCR que realizou realocações estratégicas, bem como a contratação de centenas de novos funcionários. A expectativa é de que, gradualmente, um novo modelo de gestão passe a vigorar nas linhas recém concedidas.
A manutenção do 8000 ex L8 e L9 e feita pela caf não pela ctrens que dono da Itapemirim rodoviária e Ita
Olá, Tiago, a CTrens pertence à CAF. Já o dono da Itapemirim possui a T’Trans, ok? Abraços
Já que o Pátio de Presidente Altino será repassado para a Via Mobilidade, a CTrens atuará onde? No Patio Brás, Bresser?
E os trens metropolitanos que irão partir pra Sorocaba sair de osasco? Procede informações pois seria bom pra osasco
Esperamos que melhorem as condições da linha 12 Safira , como trens novos , espaço entre os trens de 3 em 3 minutos como prometido…