A estação Perus da Linha 7-Rubi deverá ganhar um novo saguão subterrâneo, além de novos elevadores. A proposta consta na consulta pública do Trem Intercidades que também contempla investimentos nas estações do trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí.
Com a implantação das novas linhas do TIC entre São Paulo e Campinas, e da linha de carga da MRS que será totalmente segregada, alguns terrenos deverão ser desapropriados. Dentro da projeção atual é previsto que tanto o acesso leste como a passarela existente sejam demolidas.
A proposta para substituir os aparelhos que serão removidos é a criação de uma passagem inferior, ou seja, um túnel que servirá tanto como acesso à estação, como também para a travessia em ambos os lados da ferrovia.
O túnel receberá todos os cuidados referentes à acessibilidade universal, sendo dotado de rampas de acesso em ambas as margens. Na área paga o novo saguão deverá servir como passagem para a troca de plataformas. Outro importante incremento é a instalação de dois novos elevadores, um para cada plataforma, provendo melhorias de locomoção para os passageiros com mobilidade reduzida.
Uma nova bilheteria e SSO deverão ser construídas no interior do novo túnel. A linha de bloqueios ficará na região central dando acesso aos trens que seguem no sentido Francisco Morato e Palmeiras-Barra Funda. As plataformas da estação deverão ser mantidas, assim como as edificações históricas que deverão passar por processo de restauro. Cabe citar também que o novo túnel contemplará espaços dedicados para a exploração comercial da concessionária, uma forma importante de angariar receitas acessórias.
Uma das questões importantes que foram levantadas é sobre o desnível existente entre os dois lados da estação. A solução demandou propostas alternativas, sendo escolhido a princípio a criação de uma nova passagem subterrânea.
Este acesso seguirá uma concepção semelhante ao acesso da nova estação de Francisco Morato, onde um desnível foi implantado como forma de combater as enchentes. Na estação de Perus, esse desnível artificial será de 1 metro, que poderá ser vencido por escadas fixas e rampas.
Antes das obras, o poder concedente deverá realizar adaptações para compatibilizar o acesso leste, com a segregação da linha de carga. Uma passagem subterrânea provisória fará a ligação ao mezanino que deverá dispor de um elevador. A passarela existente será demolida em parte e estendida provisoriamente enquanto ocorrem as obras da MRS no local.
O site está preparando uma série de artigos especiais sobre as principais melhorias nas estações da Linha 7-Rubi com a chegada da PPP do Trem Intercidades. Confira abaixo os principais artigos já elaborados:
Prezados,
Túnel subterrâneo na estação Perus, deve levar em consideração as cheias do riacho e o acumulado das águas pluviais do entorno, a região da estação alaga sempre, não é novidade.
A cada notícia que leio referente ao TIC, fico convencido de que o mesmo não passará de um projeto caríssimo e ilusório.
Projeto para campanha eleitoral.