A PPP do Trem Intercidades trará uma série de mudanças no serviço da Linha 7-Rubi, como temos mostrado aqui. A estação de Franco da Rocha é uma das que deverão passar por mudanças para que a construção de novas vias para o TIC e os trens de carga da MRS possa ser realizada. Segundo a consulta pública, o acesso leste da estação deverá ser realocado.
A estação de Franco da Rocha é uma construção considerada nova, tendo sido inaugurada no ano de 2014. A parada conta com todos os itens de acessibilidade universal, uma arquitetura arrojada e encontra-se em bom estado de conservação. Dessa forma não são esperadas grandes reformulações no prédio existente.
Entretanto, o projeto para a implantação de uma nova via de carga da MRS na região da estação vai necessitar de espaço extra, área esta que hoje está sendo ocupada pelo acesso leste da estação. O projeto de implantação das novas vias vai tomar este espaço, sendo necessário a realocação do acesso e a extensão da passarela existente.
Outro local que deverá sofrer alterações é o terminal de ônibus próximo a estação. O local deverá passar por adaptações para que a nova via seja construída, assim como o viário local, que será modificado para se adequar a nova configuração do terminal.
O projeto foi realizado de forma que o plano de vias existente atualmente na CPTM fosse ajustado. A consequência desse ajuste é a possibilidade de realizar adaptações no terminal de ônibus que, em situação prévia, deveria ser demolido e instalado em um novo local.
Com as mudanças previstas os trens da MRS Logística poderão seguir seu trajeto entre Jundiaí e Barra Funda sem interferir com o serviço expresso do Trem Intercidades e com a Linha 7-Rubi. Dessa forma obtém-se um ganho expressivo de desempenho tanto para o serviço de passageiros como para o transporte de cargas.
O site está realizando uma série de matérias sobre as principais mudanças nas estações da Linha 7-Rubi. Você pode conferir nossos artigos anteriores nos links abaixo:
- Ampliação da estação Palmeiras-Barra Funda
- Reconstrução da estação Água Branca
- Unificação da estação Lapa
- Reconstrução da estação Piqueri
- Acessibilidade da estação Pirituba
- Novas plataformas na estação Vila Clarice
- Reconstrução da estação Jaraguá
- Túnel de acesso na estação Perus
- Nova estação de Caieiras
- Ampliação da estação Francisco Morato
Não foi falado se vila Aurora terá q fazer alguma adaptação tbm
Daniel, boa tarde!
Segundo os documentos da consulta publica a estação Vila Aurora não precisará passar por nenhuma modificação.
Naquela região apenas serão implantadas as vias exclusivas para os trens da MRS e TIC
Tudo isso para a linha 7 ser incurtada a estação Barra funda….e causar transtornos para os moradores de Franco da Rocha para dar passagem a um trem que sequer atenderá a estação.
O pensamento de burgueses do PSDB é tão pequeno que já que vão fazer isso, pq não implantar um trem expresso na linha, fazendo paradas somente nas estações de maior movimento entre Jundiai a Luz e desafogar a linha paradora? Trens expressos numa mesma linha tem até no Rio de Janeiro…
Tem que tirar esse PSDB do governo do estado, pq já deu….só faz obra para atender a elite.
FORA PSDB LIXO
Chega a ser uma piada essas propostas, é surreal a implantação dessas vias em especial nesses trechos com taludes, áreas com moradia irregular e outros.
Esse transporte de carga era para ser extinto, pois acaba com as vias gerando muitas manutencoes, atrapalhando o transporte de passageiros. E ainda e ultilizado nosso dinheiro publico para beneficiar empresarios.