A exemplo do Metrô, CPTM também terá shopping ao lado da estação Brás

Empresa pretende ampliar receita não tarifária que hoje é apenas um quarto da obtida pelo Metrô
Estação Brás da CPTM: shopping e hotel ao lado (divulgação)
Estação Brás da CPTM: shopping e hotel ao lado (divulgação)
Estação Brás da CPTM: shopping e hotel ao lado (divulgação)
Estação Brás da CPTM: shopping e hotel ao lado (divulgação)

A CPTM pretende lançar nos próximos meses uma licitação para construção e operação de um shopping center e um hotel ligado à estação Brás, na Zona Leste. Os planos foram revelados pelo jornal Folha de São Paulo. O projeto segue os passos da experiência do Metrô, que hoje é parceiro em vários shoppings em São Paulo como Santa Cruz, Tucuruvi, Tatuapé e Itaquera.

A novidade é que o empreendimento também incluiria um hotel destinado às pessoas que frequentam a região do Brás, famosa pelas compras por preços mais atraentes. O terreno que deverá ser usado fica ao lado da estação, onde hoje há alguns prédios e áreas utilizadas pela CPTM, mas pertencentes à União.

Segundo a empresa, a inspiração veio de experiências semelhantes na Inglaterra e no Japão. Este blog já visitou esses complexos tanto em Tóquio quanto em Seul e considera a medida extremamente proveitosa tanto para o público quanto para a própria CPTM que assim dependeria menos das tarifas e de recursos do governo para fechar as contas.

A estação Brás é uma das mais importantes da rede metroferroviária, recebendo três linhas da CPTM (Linha 10, Linha 11 e Linha 12) além da Linha 3 do Metrô, que fica ligada à ela pela estação homônima. São cerca de 165 mil passageiros por dia, um público imenso e carente de serviços.

Assim como no Metrô, a construção e operação desses complexo ficaria nas mãos da iniciativa privada que repassaria uma parte do faturamento para a CPTM. Em 2015, a empresa teve apenas R$ 11,6 milhões de receita provinda de estabelecimentos comerciais, apenas 20% da receita não tarifária, e míseros 0,8% de participação na receita própria da empresa que precisou ainda de R$ 926 milhões de subvenção do governo para fechar as contas. Que o shopping do Brás seja apenas o primeiro de muitos projetos nesse sentido.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Mto boa a matéria! Vc sabe se o shopping Estação Jardim que será construído ao lado da estação Jardim Romano, na linha 12, faz parte desse projeto da CPTM?

Comments are closed.

Previous Post
Projeto da estação Aeroporto de Guarulhos da Linha 13-Jade

“People mover” do Aeroporto de Guarulhos deve ficar para a próxima década

Next Post
Paulo de Magalhães, presidente da CPTM

Linha 13-Jade deve operar após a meia-noite, revela presidente da CPTM

Related Posts