Primeira linha a ser construída e operada pela CPTM em sua história*, a Linha 13 Jade já chama a atenção de quem passa pelas rodovias Ayrton Senna, Dutra e Hélio Smidt ou nas proximidades da estação Engenheiro Goulart, em reconstrução atualmente. Com previsão de ser entregue no primeiro semestre de 2018, a obra, com mais de 12 km de extensão, promete conectar o maior aeroporto da América do Sul com a rede de metrô e trens da Grande São Paulo. O blog visitou os canteiros da obra há algumas semanas e a seguir comenta alguns pontos interessantes.
Viaduto de duplo estais
Embora não tenha tantas desapropriações pelo seu trajeto, a Linha 13 terá de vencer alguns obstáculos no caminho. O maior deles é atravessar importantes rodovias do estado além do Rio Tietê e um córrego em Guarulhos. Para isso, as vias elevadas terão parte de sua estrutura em ‘obras de arte’, viadutos e pontes com imensos vãos livres.
A maior novidade será o primeiro viaduto ferroviário com duplo estais do país. Com 530 metros de comprimento e pilares com 65 metros de altura (metade da altura da ponte estaiada Otavio Frias na Zona Sul de São Paulo), ele atravessará de uma vez as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt. Seu projeto, no entanto, começou depois que obra já estava em curso por exigências de outros órgãos que não permitiram que fossem construídos viadutos comuns usando a técnica de balanços sucessivos. Com isso, é provável que a linha esteja praticamente pronta, esperando a conclusão do viaduto estaiado em 2018.
Enquanto o imenso viaduto está apenas nas fundações, outras ‘obras de arte’ já encontram-se num ritmo mais adiantado. A transposição do Rio Tietê, por exemplo, já foi concluída, e a passagem por cima da Via Dutra, onde será o ponto mais elevado da linha, está prestes a avançar por cima das pistas. Haverá ainda outros viadutos e pontes próximas a ele até a chegada ao trecho onde está sendo construída a estação Guarulhos CECAP.
Mão inglesa
Segundo engenheiros da obra, a Linha 13 terá suas vias em sentido invertido, como no trânsito na Inglaterra e linhas como a 10-Turquesa. Ou seja, o trem que sairá de Engº Goulart com sentido ao aeroporto seguirá pela esquerda enquanto o retorno se dará pela direita. As vias começam antes da estação Goulart, inclusive, num espaço que está sendo elevado e que servirá de via de manobra para retorno dos trens. De lá, ele passará pela estação de conexão com a Linha 12, continuará no nível da superfície até a altura do Centro de Treinamento do Corinthians, quando começará a rampa elevada.
Estação Guarulhos CECAP
A primeira parada da Linha 13 será na estação Guarulhos CECAP, nas proximidades do Terminal Rodoviário, que terá uma passarela de ligação com ela. O prédio principal tem um mezanino onde estarão os bloqueios e um piso superior, onde estará a plataforma central. Em meados de setembro, estavam sendo instaladas as estruturas metálicas que suportarão a cobertura da estação.
Estação Aeroporto Guarulhos
A próxima e, por enquanto, última parada, será a estação próxima ao aeroporto internacional. Como explicamos, a estação acabou construída distante dos principais terminais do aeroporto por opção da concessionária GRU Airport, que pretende utilizar o local original para erguer um complexo comercial e de eventos. Por essa razão, os passageiros, funcionários e visitantes do terminal aéreo precisarão utilizar um ônibus gratuito pra chegar aos três terminais.
O blog conheceu o acesso que fica dentro do terreno do aeroporto. De lá, os usuários atravessarão a rodovia Hélio Smidt para acessar o mezanino da estação. Ao contrário de Guarulhos CECAP, a estação do aeroporto terá plataformas laterais por conta da necessidade de manobrar os trens para retorno.
Trens novos
Atualmente, existem apenas duas licitações pendentes, de Sistema de Monitoramento de Via – SMV e Sistema de Telecomunicações. Já foram assinados as contratações para implantação dos sistemas de energia e sinalização, já a frota de trens que serão usados na linha está próxima de ter vencedor anunciado: “a assinatura de contrato para fornecimento dos oito trens está prevista para os próximos meses”, explicou a CPTM ao blog.
Extensão
Nessa primeira fase, estima-se que a Linha 13 transportará cerca de 120 mil pessoas por dia. É um número significativo pela sua extensão e certa dificuldade de acesso. Mas como custará a mesma tarifa que o restante da rede, é provável que tenha uma demanda realmente grande já que as outras formas de acessar o aeroporto são bem mais caras. Também será a primeira linha a atender Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do estado. Em outras palavras, mesmo que não seja tão bem localizada, é uma alternativa para muitos habitantes.
Mas é quando for expandida que a Linha Jade passará a ter uma função mais importante para a região metropolitana. Há planos, por exemplo, de estender o traçado após o aeroporto, com mais duas estações na região de Bonsucesso. E na outra ponta a esperança é que as obras de ampliação da Linha 2-Verde, hoje licitadas, mas suspensas, sejam iniciadas. Com isso, a futura estação Tiquatira será um novo ponto de conexão com a rede, colocando os passageiros em contato com a região central da cidade com apenas uma baldeação.
Por fim, há planos de levar a Linha 13 até Chácara Klabin, mas trata-se de um estudo ainda passível de muitas mudanças.
* A CPTM foi responsável pela construção do trecho inicial da Linha 5-Lilás, mas depois a repassou ao Metrô. Em compensação, recebeu os trechos pós-Itaquera que seriam operados pela Linha 3 e hoje compõem o trajeto da Linha 11-Coral.
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