Se tudo der certo, João Dias, a segunda nova estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM deverá ser inaugurada por volta dos últimos dias deste mês. A parada está sendo finalizada pela construtora Telar, contratada pela Brookfield para implantar um novo ponto de entrada no ramal à beira da Marginal Pinheiros.
Ao mesmo tempo, a CPTM também está finalizando a inserção da nova estação no painel sinótico do CCO (Centro de Controle Operacional), a fim de que os trens possam realizar a parada no local dentro da operação normal.
Segundo Marcelo Machado, diretor de engenharia da CPTM, João Dias estará em condições operacionais na segunda quinzena de outubro. A afirmação foi feita numa apresentação durante a Semana de Tecnologia Metroferoviária no mês passado. Dias depois, o secretário Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) confirmou que a nova parada atrasaria – a previsão era de abertura em setembro.
Vídeo realizado pelo canal iTechdrones na semana passada mostrou as obras se encaminhando para sua conclusão. O acesso da estação ainda apresentava algumas partes incompletas como vidros da parte posterior.
Dentro do prédio havia bastante movimento e imagens postadas pelo governo revelaram a instalação dos bloqueios e outros equipamentos necessários para a operação.
Operação assistida de verdade
A abertura de João Dias será significativamente diferente da inauguração da estação Mendes-Vila Natal em agosto. Isso porque a parada bancada pela iniciativa privada está num trecho operacional da Linha 9 e só pode funcionar integrada ao chamado ‘carrossel’ de trens.
Ou seja, para que as composições possam realizar a parada na nova estação será preciso integrar João Dias ao sistema de sinalização, uma situação semelhante a que ocorreu em algumas estações da Linha 4-Amarela.
Por conta disso, não será possível implantar uma “operação assistida” precária, como ocorreu no extremo sul de São Paulo. Aberta há dois meses, Mendes-Vila Natal tem atraído poucos usuários até aqui por conta do funcionamento incompleto do trecho.
Os trens têm partido a cada 20 minutos e percorrem as vias em velocidades baixíssimas, um sintoma da falta de sinalização adequada. Por estar na ponta do ramal, a estação pode funcionar separada do trecho original mesmo ainda em obras.
A estação João Dias foi bancada em grande parte pela iniciativa privada como uma doação. Foram investidos cerca de R$ 60 milhões no projeto, além de R$ 21 milhões por parte da CPTM para adequar as vias e sistemas para incluí-la. A obra deve ser concluída em apenas 22 meses.
Boa! Sabe se Jd. Colonial tem alguma data prevista?
Oi Leonardo, tudo bem? Deve ocorrer no final do mês também.
Olá, em relação ao vencedor da licitação na construção das estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e o Pátio na Racheb Chioffi tem alguma notícia?
Ainda nada, Manoel. Creio que teremos novidades em breve.
Isso nunca foi e nunca será uma “doação”. É o mínimo que deveriam fazer depois de conseguir construir essas duas torres no meio do nada.