A instalação das vigas-trilho é uma das atividades mais importantes para conclusão do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, do Metrô. Como temos visto recentemente, o consórcio Monotrilho Ouro iniciou o lançamento dessas estruturas na região da Marginal Pinheiros utilizando o método de treliça lançadeira.
Serão lançadas nos cerca de 2 km de vias um total de 130 vigas-trilho por meio de dois pontos de entrada, um já em funcionamento próximo à avenida João Doria, e outro ainda em finalização perto da Ponte do Morumbi.
Além dessa área, há também pequenos trechos ainda incompletos sobre a via expressa da Marginal e também nas vias no sentido Jabaquara, ao lado do pátio Água Espraiada.
É justamente a área de manutenção que gerava expectativa sobre os lançamentos das vigas-trilho, mas o Metrô está utilizando um outro método de implantação das estruturas nesse local.
Em vez de produzi-las na mesma fábrica das demais vigas-trilho, o consórcio está executando sua construção no próprio pátio. A informação surgiu por meio de um post de um funcionário da KPE nas redes sociais.
A primeira viga-trilho tinha sua armação de ferro sendo executada na semana passada, dentro do prédio principal de manutenção, o mesmo que passou a receber a cobertura metálica recentemente.
A estratégia deve facilitar a construção já que dispensa o transporte e lançamento em partes do complexo de manutenção que já contam com muitas estruturas prontas.
O site consultou o Metrô para tentar saber quantas vigas-trilho serão instaladas no pátio assim como o prazo para que isso ocorra, mas ainda não havia recebido resposta nesta sexta-feira.
Passei em frente do pátio ontem. Tinha bastante operários, estavam subindo as paredes do prédio operacional. Deu um tanto de esperança.