A estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, foi inaugurada em 11 de agosto com direito a homenagem do governador João Doria ao ex-prefeito Bruno Covas, falecido neste ano.
Desde então, a nova parada vem funcionando de maneira precária. Aberta com horário restrito de apenas três horas em dias úteis, a nova estação ganhou mais uma extensão no funcionamento nesta quarta-feira (17), e agora opera entre 10h e 15h, segundo a CPTM.
O intervalo de partidas do único trem usado na ligação com a estação Grajaú continua o mesmo, de 20 minutos, contra cerca de 4 minutos do trecho principal. Um dos problemas envolve a pendência na entrega do contrato de adequação de dois sistemas, o SCT (Controle de Tráfego) e SCC (Controle Centralizado), conforme apurou o site por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
De responsabilidade da empresa Alstom, o serviço foi iniciado em novembro de 2017, portanto há quatro anos, e tinha previsão de encerramento no próximo dia 28. Originalmente, os trabalhos deveriam durar um ano, mas o prazo foi ampliado para 20 meses graças a aditivos.
Segundo resposta da CPTM via SIC, dos cinco itens de controle, dois haviam sido concluídos no ano passado enquanto três só tinham previsão de serem finalizados neste mês – o contrato tem um custo de R$ 42,5 mihões aos cofres públicos.
É com os sistemas de controle de tráfego e de controle centralizado que a Linha 9 poderá operar o carrossel de trens até Mendes-Vila Natal e posteriormente até Varginha, oferecendo intervalos baixos e viagens em velocidade adequada.
Sem eles, a CPTM tem mantido apenas um trem num “bate-e-volta” lento e que se reflete no baixíssimo número de passageiros atendidos. Em setembro, estatística mais recente disponibilizada pela companhia, somente 3.358 passageiros utilizaram o local, uma média de 160 pessoas por dia.
Como se sabe, Mendes-Vila Natal deve atrair um volume muito maior de pessoas já que a região possui mobilidade de baixa qualidade.
Operação real em 2022?
O site questionou a CPTM a respeito da inauguração apressada da nova estação pelo governador João Doria, mas a mensagem, enviada no dia 3 de novembro, não foi respondida pela empresa até a publicação deste artigo, duas semanas depois.
Sem condições de oferecer o serviço esperado pelos usuários, a CPTM tem feito uma lenta ampliação do horário de funcionamento enquanto os serviços pendentes são concluídos.
O governo tem justificado a operação assistida “para que a CPTM monitore a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes antes de começar a operar a nova estação durante toda a operação comercial”.
Entretanto, esse mesmo “cuidado” não ocorreu com a estação João Dias, inaugurada neste mês e que estreou no sábado, 6, operando já em horário normal na Linha 9.
Inserida no meio do trecho operacional do ramal, a nova estação na Marginal Pinheiros só poderia ser aberta com a sinalização concluída para não prejudicar o funcionamento das demais paradas.
Ao que tudo indica, os passageiros de Mendes-Vila Natal só poderão ver a estação inaugurada de fato em 2022. Em dos seus últimos compromissos à frente da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o ex-secretário Alexandre Baldy afirmou ao site que a ampliação da operação só ocorreria em janeiro. Possivelmente, já nas mãos da concessionária ViaMobilidade, que assumirá o ramal no aniversário da capital paulista.