CPTM adia licitação do anteprojeto da Linha 13 até Bonsucesso

Certame tinha a sessão pública de recebimento de propostas marcada para o dia 23 de novembro e agora ocorrerá apenas em 7 de dezembro
Trem da Linha 13 em Guarulhos CECAP (Jean Carlos)

A CPTM adiou por duas semanas a realização da sessão pública de recebimentos das propostas para o anteprojeto de extensão da Linha 13-Jade até a região de Bonsucesso.

Antes marcado para o dia 23 de novembro, o certame agora ocorrerá no dia 7 de dezembro. A licitação prevê a realização de serviços de engenharia e arquitetura para não apenas produzir o anteprojeto da extensão como também realizar estudos de viabilidade ambiental e análise mercadológica e econômico-financeira.

Ainda sem um horizonte claro fornecido pelo governo, a chegada da Linha 13-Jade até Bonsucesso deverá incluir mais quatro estações após Aeroporto Guarulhos, atendendo regiões carentes e que terão acesso ao ramal, previsto para chegar ao centro de São Paulo em 2024.

A CPTM já realiza levantamento aerofotográficos para fornecer subsídios para o projeto. A ideia é que as vias contornem o Aeroporto de Guarulhos pelo norte, mas sem a inclusão de uma parada próxima aos terminais, como já chegou a ser cogitado.

A razão é que o governo federal tenta viabilizar o People Mover, um sistema automatizado de transporte que ligará os três terminais à estação Aeroporto Guarulhos. O projeto, no entanto, está suspenso pelo TCU por tempo indeterminado.

O percurso completo da Linha 13 em projeto anterior à atual gestão

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. A GRU Airport já inaugurou seu “shopping”, que usou como justificativa para não permitir a estação da CPTM dentro do aeroporto?

    1. Sou morador de Guarulhos e conheço os bairros onde o trem irá passar. Atualmente o pimentas é o mais populoso, moram mais ou menos 430.000 pessoas com um sistema precário de transporte. Demanda não vai faltar

  2. O traçado da linha 13 foi descartado pelo fato de já haver planos de extensão da linha 5 (lilás) da Chacara Klabin até o Ipiranga, mas ele poderia analisar a possibilidade de levar até a Estação Tatuapé criando mais um ponto de conexão e assim distribuindo a demanda de passageiros desafogando a já saturada linha 3. Quanto a extensão até Bonsucesso ela devia chegar até o Terminal Barreto em Arujá uma vez que esse município não é atendido por rede ferroviária e a rede de ônibus de lá é insuficiente devido a grande demanda reprimida.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM realizará obras de drenagem na região de São Miguel Paulista

Next Post

Complexo Rapadura deve ficar pronto para receber o tatuzão até o final de 2022

Related Posts