A Linha 3-Vermelha do Metrô terá uma operação restrita neste domingo, 5 de dezembro, tudo por conta da modernização do sistema de sinalização e controle de trens CBTC.
Segundo nota do Metrô, um trecho do ramal, entre as estações Penha e Patriarca, na Zona Leste, funcionará apenas por uma via. Ou seja, os trens terão que revezar a passagem pela região em ambos os sentidos.
A companhia pretende iniciar o funcionamento do CBTC em 2022 e assim proporcionar viagens mais regulares e até com intervalos um pouco menores.
Confira o comunicado do Metrô:
“Neste domingo (5), os trens da Linha 3-Vermelha circularão com restrição de velocidade e maior tempo de parada nas plataformas do início da operação, às 4h40, até às13hs, horário previsto para normalização da operação da linha. Essa interdição é necessária para a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC) entre as estações Penha e Patriarca, parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens.
Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre elas e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente. Neste trecho, entre as estações Penha e Patriarca, por questões de segurança, devido a presença dos trabalhadores no leito da via, as composições terão que circular por uma única via, de forma intercalada, para atender os passageiros em ambos os sentidos da viagem.
Para orientar os passageiros, o Metrô publicará informativos nas redes sociais e emitirá mensagens sonoras por meio do sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações. Como opção de deslocamento da zona leste para a região central da cidade, os passageiros poderão optar pela Linha 11-Coral da CPTM. Aos domingos é possível fazer a transferência gratuita da Linha 3-Vermelha para a CPTM durante o dia todo nas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás.
Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800-770-7722 .