A CPTM deve normalizar as viagens do Expresso Leste, da Linha 11-Coral, a partir desta segunda-feira, 24. Com isso, os intervalos entre as estações Luz e Estudantes voltarão a ter 8 minutos – hoje esse tempo é bem maior por restrições de energia. A causa do problema foi um incêndio na subestação de energia de Calmon Viana após o roubo de cabos. Sem equipamentos sobressalentes, a CPTM precisou encomendar o material e apenas agora conseguiu recuperar o local.
Segundo nota enviada ao site G1, a empresa já faz testes com trens entre Luz e Estudantes para verificar o trecho – o Expresso só tem ido até Guaianases nesse período. Caso não haja problemas, a CPTM voltará a fazer 30 viagens diretas no trecho, eliminando a necessidade de troca de trens em Guaianases.
Com mais energia na rede, será possível voltar a usar os trens mais modernos da empresa, com capacidade superior: os velhos trens usados no momento (Série 4400), possuem seis vagões enquanto os novos têm oito carros, além de serem equipados com ar-condicionado.
Obras em Suzano
O retorno do Expresso Leste a Estudantes recoloca a Linha 11 no patamar de melhorias que começava a experimentar nos últimos anos. O ramal tem recebido novos trens da Série 9000 e 8500, teve algumas estações modernizadas e reconstruídas e a ampliação do Expresse Leste. Agora os moradores da região aguardam a chegada da Linha 12-Safira a Suzano. Para isso, a CPTM está licitando a segunda fase das obras da nova estação que contará com um plataforma para que a Linha 12 possa seguir de Calmon Viana até ela.