O Metrô deve assinar o contrato de elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, que ligará o centro de São Paulo ao município de Guarulhos, no dia 21 de dezembro.
A informação foi antecipada pelo diretor de engenharia e planejamento da companhia, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, associação que reúne os fabricantes ferroviários instalados no Brasil.
Segundo Meca, o consórcio MNEPIE (Maubertec, Nova Engevix, Pólux, Intertechne e EGT) fornecerá subsídios ao Metrô para que seja possível lançar a licitação de construção da Linha 19 dentro de 18 a 24 meses.
“É bem possível que daqui um ano e meio, dois anos a gente estará licitando a Linha 19 que vai chegar no centro de Guarulhos e que terá cinco estações dentro do município”, disse.
A licitação de projeto básico da Linha Celeste tem se arrastado por meses após o Metrô ser obrigado pelo Tribunal de Contas do Estado a mudar os critérios de escolha.
Em julho, a companhia indicou o consórcio com a melhor nota técnica e em agosto, habilitou o MNEPIE. Porém, outros participantes entraram com recursos contra a decisão que só foi julgada pelo comitê de licitação em outubro. Desde então, aguardava-se o desfecho do assunto.
O consórcio MNEPIE terá 20 meses para concluir os estudos, o que corrobora a previsão do diretor. A empresa receberá R$ 93,4 milhões pelo serviço, que deve durar até meados do segundo semestre de 2023.
Ou seja, o lançamento de licitação de construção da Linha 19-Celeste estará a cargo do próximo(a) governador(a), caso a administração considere o ramal viável financeiramente.
Nem dá pra acreditar nisso, possivelmente daqui 7 ou 8 anos essa linha já vai estar operando, METRÔ EM GUARULHOS! E olha que eu nem moro nessa cidade. Alguma novidade sobre a linha 22 Bordô?
Previsão um pouco otimista. Mas acho que 10/12 anos seja muito real.
Levando em consideração que a linha 4 completa tá levando 17 anos de obra, ainda acho 10/12 anos otimista. Padrão PSDB de velocidade de obras públicas.
E como seria a velocidade no padrao PT? Terminar a obra somente depois de alguém do STF liberar a quadrilha petista do presídio?
Lembro a Marta na prefeitura entregando corredor de ônibus nas avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz, Joáo Dias, Estrada de Itapecerica, avenida Atlântica, Teotôio Vilela, Francisco Morato, Rebouças, Rua da Consolação, Avenida São João e Francisco Matarazzo, além dos terminais Grajaú, Varginha, Guarapiranga e Jardim Ângela, além de renovar o corredor Santo Amaro-9 de juho. Tudo isso num mandato de 4 anos. O Haddad só fez o corredor da Berrini. Mas pelo menos fez algum corredor de ônibus. Já o PSDB em suas prefeituras nunca entregou corredor nenhum. Mas, não se preocupe, com o Alckmin sendo vice do Lula talvez agora ele aprenda a fazer algo pro povo, não pra banqueiros e empresários como o teu partido de tukanos costuma fazer.
Daqui 7 anos não ter nem resolvidos os problemas com desapropriações.
Essa linha é essencial. Mas acho que ela poderia ser mais ainda, caso fosse ampliada até a Estação Guarulhos-Cecap, fazendo integração com a Linha 13 – Jade.
Excelente notícia! Que já planejem a extensão desta linha até a Vila Olímpia. Na última década e meia saíram do papel as linhas amarela, lilás, ouro, prata e laranja. Que venham agora as linhas celeste, rosa e o arco norte, sem contar as extensões das linhas já construidas. E sem ajuda federal!
kkkkkkkkkkkkkkk, a amarela com 17 anos de obra ainda nem acabou, a lilás levou 21 anos pra ficar pronta, a prata tá completando 12 anos de obra e ainda não tá completa, foi inaugurada cheia de problemas e a ouro e a laranja ainda estão nas obras! Esse povo do PSDB adora enfeitar o pavão!
Há,há, há, escreveu o petista que admira um político presidiário cuja obra de mobilidade ficou restrita à uma selfie de um trem bala no exterior com a maluca da Dilma. O mesmo presidiário que deu as costas para o ABC Paulista, quando se elegeu e, na região onde se fez politicamente, não investiu um centavo em transporte coletivo, já que não tem a menor ideia do que seja mobilidade urbana. Mas que não economizou na construção de estádios de futebol sem uso algum hoje, com a conhecida corrupção com as construtoras. A quadrilha petista recusou usar o estádio do Palmeiras na copa de 2014 e preferiu construir outro. Por que não usou a verba para financiar a linha bronze para São Bernardo, onde se fez politicamente? Além disso, a quadrilha petista cortou as verbas do PAC para mobilidade em SP. Só rindo…
Presidiário preso sem provas… por um judiciário doido pra deixar privatistas no poder. Trem bala que a múmia do Serra falou em reportagem que fez questão de boicotar. PSDB e a direita em geral adora rebaixar o Brasil à posição de colônia e não dar infraestrutrua digna nenhuma pro povo. Estádios foram feitos pela tua santa iniciativa privada, os governos petistas deram muito mais verba pra construção de infraestrutura do que qualquer outro presidente, inclusive o FHC (sim, vc lembra que o PSDB já esteve na presidência por 8 anos e nao fez NADA por SP?) e o bozo, que era o BolsoDória até aguns anos atrás. Mas, claro, disso tudo vc faz questão de esquecer…
Interessante que defende tanto o PSDB e critica tanto o PT que o Alckmin, um dos maiores tucanos, e um dos grandes responsáveis pelos atrasos e burocracias envolvendo o transporte sobre trilhos em SP agora vai ser vice do Lula… Não adianta defender político, pois TODOS são iguais e agem primeiro para defender o interesse próprio para em seguida defender o povo (que quase nunca acontece)
Exatamente.
Talvez o Alckmin esteja indo para o partido certo, pois o PT é especialista em deixar obras pela metade e enroladas. Foi Dória que destravou a linha laranja e acelerou as obras da linha prata.
kkkkkkkkkkkkkkkkk já tá abandonando o teu santo? O picolé de chuchu era o teu ídolo até alguns meses atrás! Traira igual o BolsoDória, seu novo ídolo vivia se acoloiando com o bozo e agora tá detonando o mito psicótico que vcs elegeram! Hipócritas…
E teve a PACHORRA de CANCELAR a Linha 18 pra enfiar ônibus goela abaixo do povo!