As sete linhas de trens metropolitanos operadas pela CPTM apresentaram um crescimento de 8,1% no número de passageiros transportados em 2021. O site realizou a soma dos dados mensais divulgados pela empresa, única a compartilhar informações de dezembro até esta data.
Foram embarcados 448 milhões de usuários durante o ano, 33,4 milhões a mais do que em 2020 (414,6 milhões). A alta foi modesta a ponto de manter o movimento 36% menor se comparado a 2019, último período anual não afetado pela pandemia do Covid-19.
O efeito do isolamento social em cada uma das linhas da CPTM, no entanto, foi bastante variado. Enquanto a Linha 13-Jade cresceu 28,5%, se aproximando o número de passageiros transportados em 2019, a Linha 9-Esmeralda teve um aumento na demanda de apenas 1%.
A Linha 9, considerada a de fluxo mais equilibrado na malha da CPTM, manteve-se como a segunda mais movimentada da empresa, atrás da Linha 11-Coral, porém, sem em 2019 ela quase se igualou em demanda no ano passado, a distância entre elas foi de mais de 33,6 milhões de usuários.
A situação da Linha Esmeralda, que na semana que vem será assumida pela ViaMobilidade juntamente com a Linha 8-Diamante, reflete o aumento no trabalho remoto, que beneficia empregados mais qualificados e afeta a recuperação do fluxo de passageiros até hoje.
Após a Linha 13, cujo crescimento envolve algumas melhorias implantadas e a volta do serviço Expresso Aeroporto, a Linha 7-Rubi foi a que mais ampliou seu público no ano passado, com crescimento de 11,9%. Logo atrás vieram as linhas 12-Safira e 10-Turquesa.
Dos grandes ramais da CPTM, a Linha 12 é a que mais está próxima de voltar ao patamar pré-pandemia. Ela chegou a quase 75% do número de passageiros de 2019, seguida da Linha 7, com 71,5%.
Efeito home office mais do que nítido especialmente na linha 9
Com o crescimento da linha 13 jade, se retornasse as paradas Brás e Tatuapé com certeza daria um ótimo resultado.
Brás a trabalho e compras;
Tatuapé a trabalho, gastronomia, área de saúde e lazer.
Com certeza seria um sucesso, e aliviaria às linhas 03, 11 e 12 entre engenheiro Goulart, Tatuapé, Brás e luz. Tatuapé já era atendida pela conect.