O governo do estado assinou a ordem de serviço das obras de reforma da estação Manoel Feio, da Linha 12-Safira, nesta sexta-feira, 28. Com valor de R$ 34,1 milhões, o contrato será tocado pelo Consórcio Construtor Manoel Feio, composto pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Lopes Kalil Engenharia e Comércio Ltda.
A empresa terá 18 meses para entregar o serviço, ou seja, até julho de 2023. Os trabalhos preveem a instalação de dois elevadores, novas escadas fixas, construção de rampas de acesso na entrada da estação, reforma da passarela existente e construção de uma nova passarela metálica para pedestres.
As plataformas passarão por regularização para eliminar o vão com as portas dos trens enquanto o piso de toda estação será reformado ou substituído. Os sanitários serão adequados para acessibilidade, entre outros.
A reforma também envolve a área de trabalhos dos funcionários da CPTM, que contarão com mais espaço e conforto nas salas operacionais. O consórcio implantará um grande bicicletário com capacidade para 260 bicicletas. Além disso, a estação ganhará nova comunicação visual.
Em paralelo, a CPTM também toca outro contrato, que está adequando um pátio de estacionamento próximo à estação.
Reforma em vez de reconstrução
A opção da atual gestão por reformar a antiga estação de Engenheiro Manoel Feio, com custo de R$ 34 milhões, destoa de iniciativas de governos anteriores, que priorizaram a reconstrução ou a implantação de novos prédios, como ocorreu nas paradas São Miguel e em Jardim Romano, ambas com projetos mais modernos e áreas mais amplas.
A estação vizinha de Manoel Feio foi entregue em 2008 quando a Linha 12 ainda se chamava Linha F. O governo investiu na época R$ 18 milhões na obra, equivalente a R$ 57,2 milhões corrigidos pelo IGP-M. Jardim Romando atraiu em dezembro quase 436 mil passageiros.
Outra estação totalmente repensada foi São Miguel Paulista, reaberta em agosto 2013 após obras que custaram R$ 45,9 milhões (R$ 99 milhões em valores atuais) – a estação movimentou 403 mil usuários no mês passado enquanto Manoel Feio atraiu 257 mil.
Hmm, pelas renders parece que vai ficar bem bonita, gostei, a região merece
Se tratando dessas estações antiguíssimas, o ideal mesmo era reconstruir tudo do zero, como fizeram com São Miguel. Reforma é o correto para a Barra Funda ou Luz, por exemplo.
Outras estações reformadas foram Poá e Calmon Viana, porém a segunda ficou um tanto a quem, ficando com cara de gambiarra. Espero que venham reformas para as antiquadas Itaquaquecetuba e Aracaré.