Concreto e pedras são usados pela Acciona para cobrir cratera e poço da Linha 6-Laranja

Construtora está preenchendo a cratera aberta após o rompimento do interceptor de esgoto durante passagem do tatuzão nesta terça-feira e também fechando provisoriamente o SE Aquinos para conter inundação
Caminhões betoneira injetam concreto na cratera aberta após passagem do tatuzão (Reprodução Band News)

A Acciona, construtora responsável pela obra da Linha 6-Laranja do Metrô, acionou um plano de emergência na noite desta terça-feira, 1º, para conter o aumento da cratera que engoliu boa parte das pistas da Marginal Tietê após o rompimento de um interceptor de esgoto da Sabesp.

O acidente ocorreu na manhã de ontem após a tuneladora sul, famoso tatuzão, atingir o poço de ventilação Aquinos, no lado sul da Marginal. De grandes dimensões, o interceptor chamado de ITI-7, despejou toneladas de esgoto nos túneis da obra, que já se estendem por uma grande área na região.

Desde o final da noite, caminhões de concreto injetam argamassa na cratera enquanto o poço de ventilação está sendo preenchido com pedras. A diferença de solução é explicada pelo fato que as rochas poderão ser retiradas com mais facilidade já que o poço de ventilação precisará ser recuperado posteriormente quando a obra for retomada.

Já a cratera deve receber até às 22h desta quarta-feira nada menos que 20 toneladas de concreto, segundo a Concreserv, empresa contratada pela Acciona. Serão cerca de mil viagens de caminhões betoneira até o local, que devem evitar que mais porções de terra se desloquem, como ocorreu durante toda a terça-feira.

À direita, caminhão despeja pedras dentro do poço SE Aquinos nesta manhã (Reprodução Band News)

Em comunicado enviado nesta manhã, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que foi criado um comitê em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente para apurar os fatos e responsabilidades relacionados ao incidente, monitorar o cumprimento das providências necessárias e assegurar a transparência das medidas adotadas.

“O Comitê será integrado por profissionais com expertise nas áreas técnica, financeira, jurídica e de comunicação. O Comitê ainda poderá convidar representantes de entidades da administração direta ou indireta do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e de Concessionárias de Serviços Públicos, para participar dos trabalhos, visando a adoção de medidas para a rápida normalização do tráfego local e da retomada das obras”, disse o governo Doria.

Já a Acciona afirmou que o “incidente é pontual e não interfere nas demais frentes de trabalho do projeto, que seguem em execução”.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Todo esse concreto não atrapalhará a manutenção a ser feita agora e no futuro das tubulações que passam por ali?

  2. Já até sei de quem é a culpa, Bolssonaro. E favor corrigir onde está escrito 20 toneladas de concreto, o valor correto deve ser 200000 ou mais

    1. Pelos vídeos circulando, acabou ficando no túnel. Mas como esse buraco é acima do túnel que a tuneladora estava cavando, não irá afeta-lá, mas o esgoto com certeza danificou os componentes.

Comments are closed.

Previous Post

Túneis da Linha 6-Laranja sob a Marginal Tietê ficam submersos

Next Post

Vídeo mostra exato momento em que esgoto rompe túnel escavado pelo tatuzão da Linha 6-Laranja

Related Posts