A sexta-feira passada, 11 de fevereiro, registrou uma triste data. Nesse dia a estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, completou seis meses de operação.
Mas chamar de “operação” uma viagem de trem cobrindo apenas uma estação em intervalos de 20 minutos e velocidade lenta talvez seja um elogio.
Como o site tem mostrado, o governo Doria realizou uma inauguração completamente fora de propósito, sem que a estação tivesse condições de ser utilizada de fato pela população da região – e que já espera por ela há vários anos.
Fato é que apenas 17,2 mil usuários passaram por ela entre agosto e dezembro – dados mais recentes ainda não foram divulgados pela ViaMobilidade, que assumiu a Linha 9 em 27 de janeiro.
Para se ter uma ideia, a estação João Dias, aberta também no ano passado, atendeu a quase 32 mil passageiros apenas em novembro, e 48 mil em dezembro (veja abaixo).
Persiste uma inércia inquietante com a “evolução” dos testes do trecho entre Grajaú e Mendes-Vila Natal por razões não explicadas. O site conseguiu no ano passado, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, um relatório que mostrava que os serviços de implantação da sinalização só seriam concluídos em novembro.
Sem eles, o único trem usado para a operação assistida é obrigado a andar numa velocidade extremamente baixa, isolado do restante da operação. O intervalo, também elevado, torna a utilização da nova estação bastante difícil, a despeito da enorma demanda potencial.
Desde a abertura, a CPTM somente ampliou o serviço em dois momentos: em setembro, passando a funcionar entre 10h e 14h, e em novembro, das 10h às 15h, vale lembrar, apenas em dias úteis. Havia uma expectativa que essa situação pudesse mudar no início de 2022, mas até o momento nenhum anúncio a respeito ocorreu.
Obras lentas
A realidade contrasta com as promessas do governo Doria em 10 de agosto, quando houve o evento de inauguração, com direito a uma homenagem ao ex-prefeito Bruno Covas, que passou a batizar a estação.
Naquele dia, o então secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, fez uma previsão otimista em seu discurso: “Mês a mês nós ampliaremos o horário de operação, ampliaremos o horário de funcionamento, para que até dezembro, nosso objetivo é que ela funcione das 4h até 0h, conforme as demais estações da CPTM“.
No entanto, imagens aéreas do canal iTechdrones desta semana mostraram Mendes-Vila Natal completamente às moscas.
Durante os 13 minutos de duração do vídeo, gravado na segunda-feira (14) às 13 horas, nem sinal de trem ou de passageiros circulando pela estação, apenas funcionários finalizando trabalhos, sobretudo no viaduto ferroviário ao sul da plataforma e que fará a ligação com as vias no sentido da futura estação Varginha.
A grande pergunta que se coloca é qual teria sido a necessidade de abrir Mendes-Vila Natal há seis meses se ela não reunia condições de ser de fato operada plenamente. Se é uma questão de testes com sistemas talvez teria sido mais eficiente manter o trecho ainda desativado a fim de que eles pudessem ocorrer a qualquer momento do dia e assim entregá-la em melhores condições.
O mais lamentável é que os milhares de moradores do extremo sul da capital paulista deverão ver essa história se repetir com a esperada inauguração da estação Varginha, prometida para o final deste ano.
Segundo um comunicado enviado pela CPTM em janeiro, “a Estação Varginha está prevista para ser entregue à população no segundo semestre deste ano com um período de 12 meses de operação assistida“.
Ou seja, preparem-se para um ano inteiro com poucos trens, viagens lentas e plataformas vazias.
Esse é o retrato do descaso e desse governo “lento” dos tucanos que só enrolam a população com promessas e falácias, a mesma coisa vai ser esse tal trem intercidades outro fura fila da mentira, PSDB e suas tucanices!!!
É vergonhoso o que esses politicos, governantes fazem, com promessas e nunca cumprem, moradores da região deveriam sempre fazer protesto na região, chamar a imprensa para filmar o andamento das obras que esta em ritmo tartaruga, há mais de 20 anos essa região da zona sul de SP é carente de transporte ferroviário que deveria ter sido expandido até Embu Guaçu passando por Parelheiros, quem mora na região sabe do que estou falando, pois para você se deslocar até o centro da cidade usando ônibus, gasta até 2 horas para chegar no destino, região carente demais por transporte, dependendo apenas dos ônibus fica cada dia mais difícil e o tempo passando e tarifa aumentando, governo e prefeitura arrecadando e o dinheiro dos impostos evaporando para algum lugar, pois falar que não tem verba para finalizar obras sempre é uma desculpa esfarrapada, que nós cidadãos estamos acostumados de ouvir todos os dias, meses e anos. Agora chegou mais um ano de eleições e eles vão aparecer pra tentar enganar com promessas o cidadão cansado e sem confiança em nenhum político, precisamos aprender e estudar política, para saber quem merece estar do lado da população.
Eu tô furiosa, Irritada com esse Governo…. Vamos lá:
Prometeram que a Privatização das Linhas 8 e 9 seria melhor para são Paulo: Não está sendo… Eu não aguento mais andar de trem. A L9 tá um parto. A L8 eu já desisti.
Prometeram maior mobilidade na cidade e quanto a entrega de Mendes Natal: Também não está se cumprindo
Obras do metrô que desabam a marginal. Absurdo!!!
Prometeram Educação de Qualidade no estado: Implementaram as PEI que além de não ter recursos para manter as crianças confortáveis na escola (falta sabão, papel, e até luz, muitas vezes), tirou a vagas de outras crianças.
A Segurança em São Paulo está sendo uma vergonha: houve elevação de casos de roubos, latrocínio e assaltos no estado… Nesse campo, ainda, agentes penitenciários tem que lidar com super lotação de presos em cadeias e os presos que deveriam ser reabilitados oubrealocados para unidades com mais vagas, são jogados e abarrotados em unidade prisional sem vaga: aliás, o governo afirma que aumentou as vagas nas unidades, sou que esses patifes, essa corja, eles fazem conta com alas não permanentes, como copa e enfermaria, para dizer que fizeram alguma coisa.
No campo da saúde os problemas por falta de leito, médicos e remédio para todos continuam.
Governo mentiroso, picareta e pilantra. João Dória, você com seu discurso me enganou e enganou a muitos. Mas nem você e nem os safados do PSDB tem mais o meu voto. Nunca mais… Eu juro!!!
Esse
Psdb, acho que da deu o que tinha de dar aqui em SP. Na capital, acho dificil ganhar, mas no interior de SP, o povo ama este partido.
A última eleição foi o que ocorreu. O PSDB perdeu na capital e venceu no interior.
Minha vó mesmo, que mora em Penápolis, votou no João Dória: porque, segundo ela, ele fala difícil, bonito, e se veste bem.
O pessoal sabe mesmo votar
Olá Sr. Ricardo e amigos participantes, não é só está estação mais também a Vila Sônia entrou pelo mesmo caminho, as vantagens politicas dessas “sic” inaugurações vão desaparecendo. Só depois que tiver funcionando plenamente é que aos poucos as pessoas vão se acostumar e paulatinamente crescerá o movimento. Recentemente eu peguei o 775P e deu para ver a frustração dos passageiros olhando para Estação V. Sônia pronta e ainda fechada. Tomará que os números das pesquisas eleitorais não atrapalhem ainda mais essas obras.
Lamentável, o custo de vida a cada dia mais caro e aqueles que administram a nossa cidade não valorizam os cidadãos…
Interessante todo o fundamento de concordância do texto, sem ao menos ter pesquisado de fato os fatores nos quais interfere no funcionamento 100% de mendes-vila natal.
Pergunte a concessionária de energia o fator da queda DIÁRIA de luz na estação.
Pergunte a delegacia diária sobre o FURTO de cabos, para ser exato, 12,5 metros de cabos FURTADOS, se ja abriram inquérito e prenderam os responsáveis.
Bom, acho que pelo seu texto, você ja tem duas explicações para as perguntas.
Aguardo um novo texto, após averiguar os dados acima.
Att-
Se tivesse um andamento e compromisso com a obra, nada disso seria empecilho. A própria secretaria responsável pela obra pode cobrar a ENEL e quanto a roubos de equipamentos e materiais, certamente seja pela obra estar abandonada.
Não necessariamente. As Linhas 8 Diamante e 9 esmeralda da Via Novidade sofrem com constantes furtos. Não é por causa de abandono, acredite, há pessoas más que se aproveitam das outras.
Estação João Dias. Se comenta que foi feita acelerada pois o empreendimento ao lado pertence ao desgovernador Estação Vila Natal foi só uma maneira de consta seu nome em uma placa de inauguração. E o dinheiro vai esgoto abaixo.
A ausência de passageiros se deu por conta das falhas apresentadas nas últimas semanas que levou ao fechamento da estação por dias seguidos. Pessoas que se moldaram à longa espera e à lentidão, foram surpreendidas ao chegar na “porta” da estação e encontrar “bilhete” avisando do fechamento por “falha elétrica”. Isso durou pelo menos dois dias de cada uma das últimas semanas.. A operação que já é parcial está ainda apresentando intermitência e falhas, o que faz com que a população opte por lotações para fazer o percurso até a estação Grajaú.
Lamentável a situação enfrentada no local.
FURA FILA É UMA EXPRESSÃO USADA DOS TEMPOS DO MALUF E PITA , QUANTO AS INAUGURAÇÕES ISSO VAI SER UM SELO DE GARANTIA DO GOVERNO DO PSDB, QUE VERGONHA NENHUMA OBRA PRONTA , VILA SONIA PASSOU 17 ANOS PARA SER CONSTRUIDA E NEM FUNCIONA PLENAMENTE
Mas eles do PSDB usaram esse argumento contra Marta Suplicy quando tentava a reeleição pra prefeito em um projeto que ela construiria um posto de saúde, apelidaram de fura fila da saúde a mesma coisa é eles iludindo as pessoas com um trem de viagem que ninguém sabe si vai dar certo, e além tudo uma coisa com um projeto bem distante que só vai rolar no final dessa década por isso um fura fila sobre trilhos.
Uma falta de respeito com o trabalhador moradores da região fez maior propaganda,faixas de inauguração ,pura politicagem,almejando votos,um desrespeito com a população.
Minha opinião todo castigo é pouco, a cada dois anos votam nós mesmo muda essas disgracccccaaass, parem de atirar no pé