Desde a segunda quinzena de janeiro, a Linha 1-Azul do Metrô tem um novo concessionário responsável por gerenciar 1.200 m ² de áreas comerciais em 19 das suas 23 estações, a empresa RZK Concessões.
A companhia do estado celebrou um contrato com a RZK no dia 14 de janeiro após a empresa oferecer R$ 12,8 milhões pela concessão. O Metrô havia lançado a licitação em 2021 e que teve como melhor proposta a feita pela Atlântica Construções Comércio E Serviços, de R$ 12,5 milhões.
A vencedora, no entanto, acabou inabitilitada em setembro, o que fez o Metrô convocar a RZK, segunda colocada com um valor de R$ 9,2 milhões, mas que havia registrado na ata da sessão pública disposição para pagar R$12,8 milhões.
A concessão das áreas comerciais da Linha 1-Azul será feita por fases. Segundo contrato, a empresa terá de início pouco mais da metade da área total liberada. Ainda em 2022, a RZK receberá mais 323 m², 22 m² em 2023, 194 m² em 2024 e 48 m² em 2025.
Além do direito de locar os pontos comerciais, a concessionária também implantará sanitários públicos e áreas de apoio para lojistas.
O Metrô também receberá parte do faturamento mensal da RZK, num percentual de 57,93% do valro bruto ou um mínimo de R$ 923 mil. Durante os 30 anos de vigência, a companhia estadual deverá receber um valor de ao menos R$ 340 milhões pela cessão do espaço.
Trata-se do segundo ramal concedido em bloco, após a Linha 2-Verde. O Metrô já realizou uma primeira licitação da Linha 3-Vermelha, mas apenas a própria RZK compareceu com uma proposta considerada muito baixa. A companhia deve voltar a oferecer os espaço num futuro breve, acredita-se.
Com prejuízos volumosos, o Metrô tem buscado ampliar as receitas não tarifárias por meio de parcerias e concessões de ativos em suas estações.
O Metrô tendo prejuízos volumosos, aonde contam outra.