A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, anunciou em suas redes sociais o início do plano para a revitalização dos sanitários em suas estações. A ação, que será desenvolvida ao longo deste mês, deverá ser realizada em duas etapas.
Na primeira etapa, que se iniciou no dia 31 de março e que terminará no dia 08 de abril, as estações Osasco, Itapevi e Carapicuíba da Linha 8-Diamante deverão receber as benfeitorias. Na Linha 9-Esmeralda as melhorias deverão atingir a estação Pinheiros.
A segunda etapa será realizada entre os dias 11 e 22 de abril. Ao todo cinco estações deverão receber obras, sendo três delas na Linha 8-Diamante (Presidente Altino, Lapa e Domingos de Moraes) e duas na Linha 9-Esmeralda (Grajaú e Santo Amaro).
Os investimentos fazem parte do contrato de concessão que foi assinado no final de junho de 2021. Segundo o contrato o foco das intervenções deverá permitir que as instalações sejam plenamente acessíveis e de acordo com as normas de higiene e conforto estabelecidas pela NR24.
A parte 4 do Anexo II.A versa sobre as diretrizes para a elaboração de projetos. Em seu item 13 é citado que os projetos de melhoria deverão prever mecanismos de redução de consumo de água e por consequência a maior eficiência dos sanitários.
Em linhas gerais, a reforma dos sanitários trará um maior nível de conforto aos passageiros que poderão usufruir de instalações mais seguras e adequadas. Espera-se que as demais estações também passem pelo plano de revitalização ao longo dos próximos meses.