Afetada por inúmeros problemas ao longo de pelo menos uma década, a Linha 17-Ouro pode sofrer um novo atraso por um motivo incomum, a pandemia do Covid-19 na China. É no país asiático que estão sendo fabricados os 14 trens SkyRail, da BYD, e onde o cabeça de série (primeiro trem) já está em testes na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong.
Há algumas semanas, a China tem sofrido com um novo surto de coronavírus, que atingiu Shangai, uma das suas maiores metrópoles, e agora a capital Pequim, que passou a restringir o movimento de seus habitantes na tentativa de conter o aumento de casos. Ao contrário de países ocidentais, por exemplo, o governo chinês não estabeleceu uma estratégia de convivência com o vírus após campanhas de vacinação em massa da população.
Para aprovar a produção da composição e liberar o envio de navio ao Brasil, no entanto, o Metrô de São Paulo precisa enviar técnicos para conferirem in loco o modelo SkyRail assim como a linha de montagem chinesa. Porém, a visita ainda não ocorreu justamente por conta das restrições de entrada de estrangeiros no país.
Em recente resposta em sua conta no Instagram, Silvani Pereira, presidente do Metrô, confirmou que a visita dos funcionários da companhia segue sem previsão. “Quando a China autoriza [SIC] a entrada dos nosso engenheiros no País!”, disse o executivo ao ser perguntado por um seguidor sobre uma previsão para a viagem de inspeção.
Previsão de entrega no final de 2022
Durante a apresentação do primeiro trem da Linha 17-Ouro, em 26 de março, o governo do estado já havia citado o problema sobre as restrições de embarque para a China. “A expectativa era já ter uma equipe nossa na China para acompanhar esses testes, porém a pandemia impediu”, explicou Silvani.
Ainda de acordo com ele, desde o terceiro trimestre de 2021 o Metrô tenta viabilizar a visita, mesmo com a ajuda da BYD, mas sem sucesso. Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos, chegou a fazer um apelo ao embaixador chinês durante o evento para que ajudasse a obter a autorização de viagem.
Segundo a BYD, o primeiro trem de monotrilho deverá chegar ao Brasil no final de 2022, mas o cálculo não está claro se leva em conta possíveis atrasos na sua liberação por conta da demora na inspeção dos trens.
Tudo pode afetar a Linha Ouro.
Se tivessem acabado antes da Copa, não teriam esse problema.
Esta linha 17 já se transformou no maior abacaxi da mobilidade urbana de São Paulo!