A CPTM assinou na última quinta-feira (28) o contrato para o fornecimento e implantação de um sistema para a realização do gerenciamento e planejamento de viagens e escalas. A novidade promete aprimorar de forma substancial a qualidade da operação tanto para os maquinistas, como para os passageiros.
O novo sistema deverá realizar diversas funções importantes no dia a dia da operação com o objetivo de melhorar a alocação dos maquinistas em suas diversas atividades. Também será possível realizar a elaboração dos gráficos horários e escalas de viagem de forma totalmente automatizada.
Os ganhos para operação são bastante evidentes, uma vez que o gerenciamento dos 1.140 maquinistas da CPTM será realizado de forma simplificada e ágil, fazendo com que as decisões possam ser tomadas de forma mais eficaz. O sistema também permitirá a adoção de novas estratégias operacionais.
A possibilidade de melhoria não se restringe apenas ao campo da operação, mas também afeta positivamente o setor de manutenção. Em determinados horários a CPTM atua com obras de melhoria e correção de falhas que agora poderão ser melhor alocadas, minimizando o impacto ao passageiro.
Entretanto, o novo sistema não deverá ser implantado de forma imediata. A empresa responsável pelo fornecimento, a Goal Systems, deverá realizar a operação assistida do software por 9 meses. Nesse período serão realizados todos os ajustes para adaptar as novas ferramentas à rotina de trabalho da CPTM.
Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, o novo sistema de gerenciamento “entra como um grande facilitador da gestão operacional, à medida em que consegue otimizar o uso dos recursos humanos envolvidos diretamente na operação”.
A CPTM, que completa 30 anos no próximo dia 28, se esforça para elevar sua eficiência operacional. Para tal, são necessárias ferramentas importantes no que tange o controle e parametrização das metas como a regularidade e cumprimento das viagens oferecidas aos passageiros.
“A implantação deste sistema vai ao encontro do alinhamento dos objetivos estratégicos e de qualidade operacional, tornando possível para a Gerência de Circulação e Controle Operacional o aproveitamento racional do trabalho de maquinistas e demais colaboradores da operação se faz indispensável para a entrega de bons resultados na forma de viagens seguras e regulares”, destaca Moro.
O contrato foi fechado com o Consórcio Goal Systems Brasil-Espanha pelo valor de R$ 33 milhões. A empresa deverá executar a implantação do sistema dentro de 60 meses, porém, com a concessão das Linhas 8 e 9 para a ViaMobilidade parte dos eventos deverá ser retirado do contrato, agilizando o processo de implantação.