Novas imagens compartilhadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, mostram as obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, entrando em uma nova fase. A empresa responsável pelo contrato, a Engibras Engenharia, iniciou a instalação da cobertura metálica do mezanino da plataforma.
Os arcos do telhado estavam sendo içados para a estrutura montada pela empresa na área onde deverão estar os bloqueios e outras instalações operacionais. Outras fotos mostram equipamentos e materiais sendo descarregados no local, sugerindo que o ritmo de trabalho pode ter sido acelerado.
A estação Varginha tem a inauguração prometida pelo governo para o segundo semestre deste ano. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, chegou a citar o mês de outubro como o de provável início da operação assistida – a CPTM já afirmou que a nova parada ficará um ano em testes antes de começar a funcionar de fato.
Segundo a atual administração, Varginha receberá cerca de 50 mil passageiros diariamente. Ela será a nova estação terminal da Linha 9, logo após Mendes-Vila Natal, e contará com uma área útil de 5 mil m².
Estação Mendes-Vila Natal em operação real até dia 31
Durante visita à Taboão da Serra, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou que a estação Mendes-Vila Natal dará início à operação integral ainda neste mês. Segundo ele, a ViaMobilidade, concessionária que opera o ramal, teria estipulado o dia 31 de maio para isso, mas que o governo está pressionando para que ela antecipe a data.
Inaugurada pelo ex-governador João Doria, a parada funciona de maneira precária há nove meses, com apenas um trem realizado um “bate-e-volta” até Grajaú em intervalos de 20 minutos, velocidade baixa e em horário restrito.