A CPTM abriu recentemente licitação para contratar serviços de supervisão no projeto, fornecimento e instalação do sistema de sinalização CBTC e de Telecomunicações nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
Atualmente ambos os ramais operam com um sistema de sinalização mais antigo que funciona com base em blocos fixos, o Automatic Train Control (ATC). O sistema atual oferece segurança à operação, mas possui limitações quanto a quantidade de trens que podem ser usados de forma simultânea no carrossel.
O sistema CBTC, sigla para Communication Based Train Control, permitirá a diminuição das distâncias dos chamados circuitos de via, além do automatismo total dos trens, conferindo maior desempenho operacional. A diminuição dos intervalos programados e aumento da oferta de trens é outra grande vantagem do novo sistema.
A modernização do sistema de telecomunicações poderá prover, entre outras melhorias, aumento na quantidade e qualidade de dados a serem transmitidos e a possibilidade de implantação de sistemas remotamente controlados a partir do CCO.
A empresa responsável pela supervisão deverá realizar a análise, controle e gestão de todas as atividades referentes à implantação dos sistemas, atuar em ações preventivas para a redução do impacto ambiental dos projetos e apresentar mensalmente relatórios gerenciais do progresso das obras em termos físicos e financeiros.
O prazo para a execução dos serviços será de 36 meses a partir da data de início estabelecida em ordem de serviço. O orçamento para a supervisão da implantação do CBTC e do sistema de telecomunicações é de R$ 18,4 milhões.
Que façam a Instalação logo do CBTC nas linhas 10,11 e 12 ,já que serão as únicas linhas pertencentes a eles nos proximos anos ,mas ainda tem chance da linha 10 ir a concessão futuramente tambem👀
Estão instalando CBTC justamente pra que a empresa que abocanhe as linhas não precise gastar dinheiro com isso. É sempre assim, o Estado investe dinheiro público pra depois os empresários pegarem de mão beijada.
Estão instalando esse CBTC nessas linhas desde 2010, logo você defende que esse investimento seja cancelado? Não é incoerente?