Na última sexta-feira (17) o Metrô de São Paulo realizou a correção do curso do córrego do Rincão que passa pelas proximidades da nova estação Penha da Linha 2-Verde que está em fase de expansão.
O site foi convidado para acompanhar as obras da estação Penha e traz novas imagens sobre o procedimento realizado para o desvio do córrego, bem como da construção da nova estação que integrará a Linha 2-Verde com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.
O córrego do Rincão é um curso de água que passa na área de influência das obras da nova estação Penha. Para permitir a continuidade das escavações, o Metrô realizou um desvio temporário com 120 metros de extensão.
Enquanto as águas corriam pelo desvio provisório, a companhia trabalhou na construção de um novo leito, além de uma galeria com 31 metros de comprimento. A nova estrutura possui quatro metros de profundidade e seis metros de largura permitindo a vazão de 37m³ por segundo.
O trecho canalizado do córrego deverá passar por cima da estação Penha, criando uma espécie de viaduto que minimizará as interferências do curso de água durante a construção da nova parada.
Para a reversão do curso do córrego o trecho provisório foi selado com uma comporta de concreto enquanto o trecho original, obstruído por terra, foi aberto através de retroescavadeiras.
Estação Penha da CPTM
Concluído o processo de canalização do córrego do Rincão, o Metrô avançará para a próxima etapa que é o aterro do leito provisório e a construção das paredes diafragma que deverão dar sustentação ao solo para a realização das demais etapas de escavação.
Além da canalização do córrego o Metrô realiza a escavação em outros pontos da estação que já tiveram as paredes diafragma concluídas. Esta parte das obras faz parte da área da Linha 2-Verde. O Metrô também deverá ser responsável pela construção da estação da Linha 11-Coral que será entregue à CPTM após sua conclusão.
Ao final das obras a estação Penha deverá ter aproximadamente 25 mil m², sendo 17,5 mil m² para a Linha 2-Verde e outros 7 mil m² para a Linha 11-Coral. Serão implantadas 43 escadas rolantes e oito novos elevadores que propiciarão plena mobilidade aos passageiros no novo complexo. A previsão é de que as obras sejam entregues em 2026.
Poxa. Poderia ter falado mais sobre a estação da CPTM. Quando começarão as fundações das novas plataformas, etc.
Por enquanto não há novas informações sobre a estação que será construída para a CPTM.
Quando ocorrer certamente noticiaremos com mais detalhes.