O Metrô de São Paulo formalizou o terceiro termo aditivo ao contrato que vista o fornecimento de postos de serviço para as atividades de comercialização de bilhetes nas estações do sistema metroviário.
Segundo o aditivo Nº 03, o prazo de vigência do contrato será prorrogado em um ano, passando de 17 de setembro de 2022 para 17 de setembro de 2023. O prolongamento do serviços exigirá um investimento adicional da ordem de R$ 11,4 milhões.
Ainda segundo o termo aditivo, o Metrô poderá antecipar o término do contrato desde que a empresa contratada seja notificada com antecedência mínima de 30 dias.
O aditamento contratual sugere que o plano de fechar todas as bilheterias num curto prazo, como pretendia ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, não deve ocorrer tão cedo.
Apesar da adoção cada vez maior dos métodos de pagamento digitais através dos aplicativos, máquinas de autoatendimento e inclusive Whatsapp, o investimento na manutenção das bilheterias físicas denota que a venda de bilhetes por métodos tradicionais ainda possui bastante relevância, sobretudo para garantir plena acessibilidade ao sistema sobre trilhos.
Tem sido comum que algumas estações da rede amanheçam com filas enormes, a despeito das alternativas propostas pela atual gestão.