A CPTM assinou contrato com o consórcio Projetista L13 Leste, que será responsável pelos serviços de engenharia e arquitetura para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira da extensão da Linha 13-Jade sentido leste de Guarulhos.
Agora resta apenas a emissão da ordem de serviço para que o anteprojeto de extensão do ramal após a estação Aeroporto Guarulhos comece a ser executado, com prazo de conclusão de 16 meses, ou seja, no final do segundo semestre de 2023. O custo do anteprojeto é de R$ 2,579 milhões, proposto pelo consórcio formado pelas empresas Egis , Oficina e Addax.
De posse desse estudo, a companhia poderá então decidir como implementá-lo, seu custo aproximado e futuras estações a serem construídas. A princípio, o novo trecho prevê quatro novas estações até Bonsucesso, bem próximo à Rodovia Presidente Dutra. A expansão também deverá incluir um pátio de manutenção ao norte do Aeroporto de Guarulhos.
Por falar no aeroporto, as novas estações deverão contonar o sítio aeroportuário, num evidente desperdício de oportunidade de ampliar o atendimento aos passageiros em caso de expansão dos terminais de Guarulhos, algo que está previsto no plano diretor da concessão.
Projetada para atender a uma demanda diária de 120 mil passageiros, a Linha 13-Jade está longe dessa meta atualmente. Os trens deveriam circular a cada oito minutos, mas desde abril o intervalo mínimo caiu de 20 para 15 minutos. Em abril, último dado disponível, passaram pelo ramal 344 mil usuários, o que significa uma média diária de 11,5 mil pessoas atendidas.
No início da gestão atual, uma previsão vista numa apresentação apontava o ano de 2024 para a conclusão da extensão até Bonsucesso, com 9,5 km a mais de vias a expectativa de atender a 233 mil passageiros diariamente.
Está extensão deveria levar em consideração a possível construção da terceira pista do aeroporto. Caso essa extensão seja feita de acordo com o projeto acima, tornará inviável uma necessária extensão do aeroporto no futuro.
Terceira pista???
De um lado das duas pistas tem a base aérea…
Do outro lado tem a linha de transmissão de alta tensão…
Vai ser construído mais um terminal, ao lado do terminal três só para VIP…
Vai iniciar a construção do people mover…
Que venha a extensão da linha 13 até o bairro de bonsucesso!!!
Fico pensando, extensão d linha 13 , haverá um acréscimo significativo de usuários, ai a linha 13 se junta com a 12, como fica o intervalo de 2 linhas usando as mesmas vias.
Juntando as linhas seria necessário a melhora da sinalização pra suportar 3min de intervalo, assim cada linha teria 6min de intervalo, seria o ideal, mas na prática pode ser um intervalo irregular de 3-9min uma vez que seria necessário movimentação de AMV
Focar na expansão e na sua a extensão desta linha 13-Jade no sentido Guarulhos ainda nesta década deveria ser prioritário com quatro estações indicadas, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e terminal rodoviário em Bonsucesso que iria atrair usuários de outros municípios limítrofes como Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba entre outros periféricos e levarão o ramal para uma região totalmente carente de transporte sobre trilhos no entorno do aeroporto, onde iria aguardar a chegada da Linha 2-Verde ainda nesta década (2029) em que seria construído um pátio e um terminal de manutenção de trens, afinal este é o município do Brasil com 1,4 milhões de habitantes e não tem Trem Metropolitano e nem Metrô, e esta linha 13-Jade está com uma demanda ociosa de 12 mil contra uma capacidade de mais de 140 mil, ou seja menor que 8% ao invés de se lançar novas linhas como esta Linha 19-Celeste que só seriam viáveis e exequíveis na prática após o final da década de trinta!
Uma vez que não haverá aumento expressivo de demanda e vantagens reais, e não será a simples troca dos atuais ônibus circulares na GRU Airport por VLT, Aero Móvel, Monotrilho ou People Mover ou quaisquer outros que irá aumentar esta baixíssima demanda desta linha 13-Jade!
Ricardo, não entendi direito o parágrafo final, “atualmente possui uma média diária de 11,5 mil pessoas atendidas e uma uma previsão vista numa apresentação apontava o ano de 2024 para a conclusão da extensão até Bonsucesso, com 9,5 km a mais de vias a expectativa de atender a 233 mil passageiros diariamente”, ou seja 20 vezes maior? É isto mesmo?
O projeto dessa extensão é barato. Porém é da CPTM. Para o governo do estado, o trem metropolitano é de segunda classe (o metrô é primeira classe) e deve se contentar com migalhas. Se esse projeto fosse do metrô, seria facilmente financiado e executado pelo governo do estado.
Desde a estadualização do metrô em 1979 que o governo do estado trata o metrô com a maioria dos recursos dos transportes metropolitanos (uns 75% em média) enquanto o trem metropolitano fica com 20% e os 5% restantes ficam para a EMTU. E é por isso que os projeto da CPTM ficam no papel.
O certo seria unificar CPTM e Metrô em uma única empresa (algo que os “metroviários” não querem de jeito nenhum, pois perderiam seus privilégios).
Já está havendo interesse de levar a linha 13 até o Arujá no Terminal Barreto uma vez que os ônibus não conseguem dar conta da alta demanda e esse munícipio não é atendida por trens metropolitanos.