Ainda sem conseguir resolver os gargalos operacionais na Linha 9-Esmeralda após assumir o ramal da CPTM, a ViaMobilidade está implantando uma mudança estratégica na estação Grajaú, uma das mais movimentadas e que vive dias de caos com frequência.
A estação na região sul de São Paulo é um dos terminais da linha, mas está prestes a perder esse posto com o início da operação integral de Mendes-Vila Natal, que havia sido prometida para 22 de junho, mas segue sem previsão, segundo o governo do estado.
Com isso, o fluxo de passageiros, sobretudo por conta do terminal de ônibus anexo, é imenso em Grajaú e os problemas com a operação têm tornado o fluxo de passageiros bastante confuso. Para miminzar a situação, a ViaMobilidade implantou desde esta segunda-feira, 4, uma nova estratégia de ligação entre o terminal e a estação, separando os usuários que chegam e saem do local.
Agora, a entrada e a saída ficam lados diferentes, segundo a empresa. A medida só vale em dias úteis, das 5h à 9h, ou seja, no pico da manhã.
Possivelmente, a situação deve persistir até que Mendes-Vila Natal passe a integrar de fato o carrossel de trens e assim reduza parte da demanda de passageiros em Grajaú. Ainda assim a ViaMobilidade deve uma operação mais eficiente e capaz de dar conta do fluxo de usuários. E isso não se resolverá com medidas paliativas.
Bom dia ,
Não entendi nada o que a concessionária fez .
Enfim na minha opinião precisa precisa de mais coletivos com acesso às outras estações como primavera Interlagos ,
E autódromo
Exemplo: o terminal Varginha eram para ter duas linhas linhas para o Grajaú e outra para primavera Interlagos até inaugurar Mendes vila natal
A diferença é que a linha da primavera Interlagos não deve parar no pontos de ônibus seguindo até o final.
A solução seria inaugurar logo a estação Mendes vila Natal, que está pronta e fica só na promessa de entrega. Uma vergonha essa via mobilidade.