Desde julho, a BYD SkyRail, fabricante chinesa que é responsável pelo contrato de sistemas da Linha 17-Ouro, está realizando um trabalho importante no ramal de monotrilho, localizado na Zona Sul de São Paulo.
Tratam-se de medições nas vias construídas pelo consórcio Monotrilho Integração, que teve o contrato rescindido pelo Metrô. O trabalho é feito por dois veículos chamados de “carrinhos gabarito”, que foram fabricados na cidade de Salto (SP) e servem para que funcionários da empresa possam percorrer as vigas-trilho do trecho da Avenida Roberto Marinho, numa extensão de quase 3 km.
Segundo a BYD, o levantamento é importante para verificar as condições de construção das vias e se obedecem aos gabaritos dos projetos. “O carrinho gabarito identifica possíveis divergências na via. É um instrumento muito importante para trazer mais segurança para a operação do monotrilho. A equipe de engenharia da Skyrail faz todo o acompanhamento para enviar as informações ao Metrô de São Paulo”, explicou Alexandre Barbosa, diretor de Projetos da BYD Brasil.
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Com os veículos, a empresa chinesa poderá saber a exata distância do perfil da viga para a passarela de emergência e também relação às plataformas das estações. O carrinho gabarito está sendo usado desde o dia 14 de julho e deve terminar o trabalho no fim de agosto, se as condições meteorológicas continuarem favoráveis.
“Toda obra de mobilidade bem estruturada utiliza essa tecnologia do carrinho gabarito. O carrinho serve para identificar e mitigar as atividades de adequações exatas antes da chegada do modal. O nosso diferencial é que o carrinho é elétrico, enquanto que a maioria é movida à combustão. É mais uma característica de sustentabilidade do nosso projeto e da nossa empresa”, completou Alexandre.
A BYD está fabricando 14 trens de monotrilho SkyRail que são compostos por cinco vagões com capacidade para 600 passageiros. Com 60,8 metros de comprimento e 3,25 metros de largura, as composições oferecem 72 assentos e espaço para pessoas com mobilidade reduzida. Um dos diferenciais do projeto é que o trem possui baterias de tração que permitem que ele possa chegar à próxima estação em caso de queda no fornecimento de energia das vias.
A primeira unidade foi apresentada em março na China, onde realiza testes. A expectativa é que o primeiro trem de monotrilho chegue ao Brasil no final deste ano.