Na segunda parte da reportagem sobre as obras para a melhoria das estações da Linha 10-Turquesa mostramos um panorama de São Caetano e Utinga. Na última quinta-feira (11) o site conferiu de perto como andam os trabalhos no ramal que percorre parte do ABC Paulista – a primeira parte da visita mostrou as obras das estações Capuava e Prefeito Saladino.
Estação São Caetano
A estação São Caetano é uma das principais paradas da Linha 10-Turquesa e atende tanto ao serviço regular como aos trens do Expresso Linha 10. Assim como nas estações Capuava e Prefeito Saladino, São Caetano está recebendo melhorias nas plataformas.
Destaca-se o alteamento da área de embarque que possibilita a redução dos vãos ao embarcar nos trens, a instalação de pisos de granito e a complementação da cobertura provendo proteção contra intempéries.
Estão também sendo construídos novos sanitários acessíveis para os passageiros. Destaca-se também a implantação de uma nova passarela metálica que possibilitará a transposição das seis plataformas existentes atualmente.
Estação Utinga
Já na estação Utinga a plataforma sentido Rio Grande da Serra sofreu melhorias como o alteamento, instalação parcial dos sistemas elétricos, hidráulicos e CFTV. Destaca-se também a pintura realizada, revitalizando as estruturas existentes como paredes e torniquetes de saída.
A plataforma sentido Jundiaí permanece interditada para a complementação de serviços pendentes. A ideia é que toda a estação possa estar dentro das normas de acessibilidade vigentes, provendo o conforto necessário aos passageiros.
As melhorias na plataforma, entretanto, não contemplaram ainda a instalação dos pisos de granito, uma exclusividade apenas da estação São Caetano.
Em ambas as estações não foi possível constatar mudanças na comunicação visual, que ainda permanece em padrões defasados em comparação com os modelos mais recentes já adotados em algumas estações, como o caso de Palmeiras-Barra Funda ou de Rio Grande da Serra.
O grupo responsável pelas obras é o Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. O custo do contrato para a readequação das estações foi de R$ 52.184.996,70. O prazo contratual é de 30 meses, sendo 18 meses para obras e 12 meses para a operação assistida.
Vemos mais e mais reformas meia-bocas ,que horror emm,inacreditável pagar tanto imposto, pra ter essa infraestrutura péssima aii
A reforma de utinga é uma pintura branca meia boca? Putz
Pois deveria fazer escada volante
Quantos milhões pra essa reforma meia boca?? Ridículo! Ministério Público, atenção nessas reformas. Tem gato por lebre nesse esquema.
Um verdadeiro serviço mal feito, vejam a estação Pref Saladino, o piso com essas chuvas, modernizar seria as estações serem iguais a de Tamanduateí. E não esse lixo