Metrô inicia levantamento de desapropriações da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá

Extensão será construída para integrar ramal com a futura Linha 20-Rosa. Empresa contratada não participou de licitação
Região onde o Metrô deverá construir a estação Cerro Corá, da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo deu início ao levantamento de áreas necessárias para a implantação da extensão da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá. Para isso, a companhia contratou a empresa Marques & Marques Engenharia LTDA-ME com dispensa de licitação.

O valor do contrato é de R$ 14 mil e o prazo, de apenas quatro meses. A consultoria deverá elaborar um laudo macro com avaliação dos terrenos a serem desapropriados para o projeto.

A extensão entre Vila Madalena e a futura estação Cerro Corá está ligada diretamente à Linha 20-Rosa, que passa por vários estudos no momento. Será nesse local que a Linha 2 e novo ramal se integrarão, como mostram mapas divulgados pelo Metrô.

Em tese, a construção do trecho deverá ser feito pelos mesmos responsáveis pela implantação da Linha 20. A ideia da atual gestão é realizar uma concessão de grande porte, para que a iniciativa privada arque com a maior parte dos custos do empreendimento, que ligará a região da Lapa a Santo André, no ABC Paulista.

A estação Cerro Corá, da Linha 2, deverá fazer parte do escopo da Linha 20-Rosa

No mapa da Linha 20 mais recente, a estação Cerro Corá será a quarta parada a partir de Santa Marina. Entre elas teremos as estações Lapa e Vila Romana.

O local exato de Cerro Corá não está claro, mas os desenhos compartilhados pelo Metrô sugerem que a estação ficará próxima a Praça Amadeu Decome, localizada na confluências das ruas Cerro Corá, Sepetiba e Aurélia. Além da nova estação, o Metrô deverá construir túneis de manobra após Cerro Corá, necessários para tornar a operação mais eficiente.

Com a adição de Cerro Corá e da extensão até Guarulhos, a Linha 2-Verde terá 28 estações, passando a ser o maior ramal metroviário de São Paulo.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
15 comments
  1. Deviam mudar o nome dessa estação pra Vila Anglo Brasileira, que é o nome do bairro.

    A Rua Cerro Cora é grande e, em teoria, deve abrigar no futuro a estação Alto da Lapa também da Linha 2 – Verde.

    Agora só falta iniciarem os estudos pra levar o ramal da Paulista até a estação Imperatriz Leopoldina, coisa que já devia no mínimo estar em toda promessa política há anos.

    1. Ou seguir até a estação Villa Lobos – Jaguaré, pois tem uma faixa grande, entre esta estação e o CEASA que poderia atender como pátio, assim como há em Tamanduateí.

    2. concordo plenamente, esta linha verde já deveria ter chegado até a estação Imperatriz Leopoldina ! estamos atrasados pelo menos uns 15 anos !

  2. O ideal era após Cerro Corá era estender essa linha até Osasco e com criação de mais 8 estações:

    *Alberto Seabra
    *São Gualter (do lado da Praça Província de Saitama)
    *Fonseca Rodrigues (Parque Vila Lobos)
    *Vila Lobos-Jaguaré (Conexão com a L9)
    * Jaguaré (perto da praça Henrique Dumont Vilares)
    *Parque Continental (ao lado do Shopping) *Autonomistas (Perto da ponte metalica e do Shopping)
    *Osasco (conexão com a L8 e L9)

    1. Ótimo sua ideia..mais minha opinião esse trajeto seu podia passar perto do portão 2 da usp..avenida politécnica…ia ajudar muito

      1. Totalmente de acordo Robson. Trabalho na USP e lá tem grande falta de uma estação do metrô mais próxima. É um absurdo um polo estudantil tão forte não ter um metrô dentro ou mais próximo.

      2. Essa linha vai demirar 15 anos pra comecar a operar no minimo.dispensa de licitação porque? Porque o candidato da situacao esta tomando um pau? Estudo feito na correria nunca é bom.

  3. Quando terminar a eleição, acaba tbm esse projeto . Só voltando a ser comentado na eleição para prefeito.

  4. JÁ EXISTE O TÚNEL DE VENTILAÇÃO na rua Heitor penteado, perto da onde foi mencionado, entre as ruas Cerro cora e Aurélia

    1. A L8 vai interligar com a L20 na Lapa; com a L6 vai ser na Água Branca. E nas duas ela vai interligar com a L7.

  5. Ótimo sua ideia..mais minha opinião esse trajeto seu podia passar perto do portão 2 da usp..avenida politécnica…ia ajudar muito

  6. olhando o mapa é provavel entao que a estacao VILA ROMANA fique proxima ao Hospital Metropolitano… Rua Aurelia.

Comments are closed.

Previous Post

Confira o status das obras nas estações São Caetano e Utinga

Next Post

Após novo sucesso, Metrô relança concessão de ‘naming rights’ de Brigadeiro e Santana

Related Posts