A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é simbólica: trata-se da única expansão prevista na malha metroferroviária em 2022. Após entregar as estações João Dias, Vila Sônia e Jardim Colonial no ano passado, o atual administração, iniciada por João Doria e desde abril nas mãos de Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, tem apenas essa obra em condições de ser inaugurada ainda neste ano, marcado pelas eleições gerais no dia 2 de outubro.
A menos de 40 dias do 1º turno, a CPTM, responsável por implantar Varginha, corre contra o relógio para finalizar o mínimo necessário para que um trem da ViaMobilidade possa chegar ao local. O presidente da companhia, Pedro Moro, postou nesta quarta-feira algumas imagens dos funcionários da empresa Engibrás instalando pisos nas plataformas e mezanino, concretando áreas como a bilheteria e instalando esquadrias nas salas operacionais.
A construtora também tem sido veloz em implantar as vias desde a estação Mendes-Vila Natal, a fim de permitir que Varginha possa se conectar ao restante do ramal.
O panorama geral, no entanto, ainda é o de uma obra longe do seu fim. Na imagem que abre esse artigo, feita pelo drone do canal iTechdrones há duas semanas, o que se vê são estruturas cruas, muita lama e terra e tarefas por fazer.
O ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, chegou a prever que a nova estação será entregue em outubro, mês estratégico para as pretensões do governador Rodrigo Garcia, que tenta a reeleição, mas amarga a 3ª colocação nas pesquisas de opinião, atrás de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Pelo ritmo acelerado imposto ao projeto, a hipótese de uma inauguração nos moldes de Mendes-Vila Natal até dezembro é possível. Ou seja, com um trem fazendo viagens lentas em modo manual entre Varginha e Mendes, onde os passageiros terão de trocar de composição para seguir viagem.
A CPTM já confirmou que a estação Varginha permanecerá um ano em “operação assistida”, até mais tempo do que Mendes-Vila Natal (11 meses). O prazo é necessário para os trabalhos deixados para depois sejam finalizado e assim ocorra a real inauguração em 2023.
Contrato do terminal de ônibus assinado
Outro projeto associado ao empreendimento, o terminal de ônibus vizinho à estação, teve o contrato assinado pela CPTM com a Paulitec Construções na segunda-feira, 22. Com valor de R$ 88,2 milhões, ele prevê a construção da área em dois anos, o que jogará a obra para 2024. O custo do projeto será dividido pelo governo do estado e pela prefeitura de São Paulo.
Só se acontecer um milagre pelo andar da obras estão devagar devagarinho mais uma promessa furadas pra iludir a população do extremo sul que tanto sofre com os transporte
For pra ficar igual Mendes-Vila Natal melhor não inaugurar. Deixar o povo andar por cima de obra é uma falta de respeito enorme.
Espero q entreguem Logo essa estação…
não vejo a hora de ir conferir de perto!
Bela matéria, Abraços!
Essa cambada teve 10 anos para entregar meio metro de linha de trem e não teve competência e agora quer acelerar, por favor. Desta vez o PSDB pagará caro . Tenho nojo dessa raça de político. Se pudesse mandava tudo pra lutar lá na Ucrânia na linha de frente.
Essa obra só será entregue este ano se adotarem um ritmo asiático
Faltando cerca de 4 meses para o prazo estipulado e ainda estão trabalhando em parte estrutural. Sem chance.
Tarcísio? Aquele mesmo q não liberou a verba para esta obra e demais em sp por picuinha do doria com o Bolsonaro? Aquele q prometeu o ferroanel e fez um acordo mequetrefe q a mrs ainda vai compartilhar linha com a CPTM justamente no trecho mais movimentado da companhia?
É como eu disse no outro post, tão fazendo obra praticamente no fim do enterro, já basta a sacanagem da linha 18 ter sido cancelada, e tem tonto por aí querendo dar mais 4 anos pra esse lixo de PSDB que em 28 anos mais de 800 obras paradas é muita incompetência misturada com irresponsabilidade cadê o Bolsadoria com o tal trem intercidades que nada mais é que um projeto mirabolante um fura fila sobre trilhos igual o projeto papo furado da Pitta, pior governador de São Paulo não tem nem comparação com o ex Governador Geraldo Alckmin que fez bem mais coisa que este engomadinho comedor de caviar e querem colocar agora um professor Pardal todo perdido, chega de tucanicies!!!!