Determinados a cumprir a promessa feita semanas atrás, o governador Rodrigo Garcia e a construtora Acciona retomarão a escavação dos túneis da Linha 6-Laranja pelo “tatuzão” nesta quarta-feira, 31 de agosto.
A previsão, feita em julho, era de que os trabalhos de escavação ocorreriam até o final deste mês, assim que peças de reposição do imenso equipamento chegassem ao Brasil.
Segundo a agenda do governador tucano, que concorre à reeleição em outubro, a cerimônia de retomada ocorrerá a partir das 8 horas. A “tuneladora sul”, como é chamada, partirá do poço SE Aquinos, o mesmo onde houve o acidente no dia 1º de fevereiro, após um interceptor de esgoto se romper e inundar toda a área já escavada.
O tatuzão fabricado na China e seu ‘irmão’, que estava parcialmente montado na outra ponta do canteiro de obras, foram inundados em poucas horas. Após um trabalho incessante, a Acciona conseguiu estancar o vazamento, juntamente com a ajuda da Sabesp.
O passo seguinte foi drenar o material do fundo dos poços e túneis e então identificar os equipamentos afetados. A construtora e o governo nunca chegaram a esclarecer qual foi a extensão dos danos nos dois TBMs e até hoje não foi apontada uma causa para o acidente, que começou minutos após a tuneladora sul escavar a última parede já no SE Aquinos (veja vídeo abaixo).
O atraso de sete meses deve ter um impacto pequeno no cronograma de entrega do ramal de metrô de 15,3 km, que é oficialmente previsto para o final de 2025. Se a Linha 6-Laranja ficar pronta em 2026 certamente o projeto terá um prejuízo pequeno diante do susto causado no começo do ano.